Relato De Experi Ncia Prof Rosalina De Oliveira

889 palavras 4 páginas
COLETA SELETIVA E RECICLAGEM, ECONOMIZANDO RECURSOS NATURAIS PARA AS FUTURAS GERAÇÕES
Rosalina de Oliveira1

Apresentação
Conforme proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual é desenvolver no aluno o gosto pela leitura e, sabendo da relevância desta proposta para o desenvolvimento cognitivo do aluno é que vimos a importância de aguçar este gosto pela leitura através da Leitura Deleite e do Cantinho de Leitura.
Caracterização da Escola e da Turma
A Escola Municipal Doutor Juscelino Kubitscheck está situada à Rua José Edmar Amaral, s/nº, Barrinha, em Viçosa, Minas Gerais. Funcionam três turmas no período diurno, sendo uma multisseriada (2º e 3º anos) e duas turmas no período vespertino, incluindo uma turma de Creche que funciona em horário integral com 18 alunos.
A comunidade é de pessoas de classe média baixa. A maioria dos professores é do quadro efetivo da Rede Municipal e tem curso superior de Pedagogia.
Os alunos são recebidos a partir de 3 anos de idade na Creche, e são atendidos até o 5º ano, já que a escola atua apenas no Ensino Fundamental até o 5º ano.
A turma do 3º ano tem 8 alunos entre 8 e 9 anos de idade. Os alunos do 3º ano gostam de ler, contar e recontar histórias, e podem desenvolver este tipo de atividade no Cantinho de Leitura que temos dentro da sala de aula.
Fundamentação Teórica
A proposta deste trabalho é sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para a questão do lixo, para a maneira inadequada como a maioria das pessoas o descartam, para o atraso em que o país se encontra em relação à coleta seletiva e a reciclagem. Por isso, a escolha de se trabalhar este tema a partir da leitura do livro “Se o lixo falasse...”, do autor Fernando Carraro. Conforme o autor, “nem tudo que parece lixo é lixo! É, na verdade, resíduo descartável, reciclável”.
Por meio da coleta seletiva e da reciclagem, economizamos recursos naturais para as futuras gerações, até porque a maioria dos recursos naturais está com seus dias contados.

Relacionados