Relato de experiência: atletismo: um salto da educação física na escola

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2012
Relato de experiência: Atletismo: um salto da educação física na escola
Juscinéia Gomes de Melo
Lívia Luzia Pereira da Silva
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo relatar os fatos que aconteceram durante o estágio supervisionado V, abordando as dificuldades e facilidades que foram encontradas nesse período de experiência na docência e aprendizagem. Sendo o estágio supervisionado Vum componente obrigatório pertencente à grade curricular do 8º período de Educação Física da UEG/ESEFFEGO. O campo de estágio V foi o escolar, em uma instituição pública, no Colégio Estadual Murilo Braga onde trata-se da segunda fase do ensino fundamental, nossa turma foi o 6º ano A, turma composta por 40 alunos matriculados e apenas 32 alunos frequentando as aulas.
Para desenvolvimento dasnossas aulas escolhemos trabalhar com a metodologia crítico superadora, devido esta melhor compreender a realidade da escola, tendo em vista que a escola atende filhos da classe trabalhadora. Durante a construção do projeto de intervenção não tivemos contato com a escola devido a greve, desta maneira fizemos o projeto, escolhemos os conteúdos sem conhecer de fato a realidade da escola e alunos. Tivemosproblemas quanto à escolha dos conteúdos, que de inicio optamos por jogos tradicionais, porém observamos que o mesmo não se adequava com a idade dos alunos como também tais conteúdos já haviam sido ministrados no ano anterior. Sendo assim, definimos mudar o conteúdo proposto. Ficando decidido a escolha do conteúdo atletismo (corrida de 50 metros, corrida com obstáculo, revezamento, salto emdistância e arremesso de peso). Foram realizadas oito aulas durante nossa intervenção, sendo duas aulas semanais com duração de 50 minutos cada aula, nos dias de terça e quintas-feiras, com horários diferentes nestes dois dias, mudando posteriormente o horário dessas aulas, ficando nas terças-feiras no 4º horário iniciando as 15:40 seguindo até 16:30 e nas quintas-feiras no 3ºhorário das 14:40 as 15:30,ficando assim “desorganizado” em virtude da reorganização do calendário escolar no pós-greve.
Este estágio V é de extrema relevância para a formação de futuros professores, para que conheçam a realidade da educação pública brasileira, e o seu papel de educador. A educação pública brasileira precisa de mais atenção por parte de todos e em geral do governo para se ter maior valorização da classedos professores, bem como, o papel deste dentro da educação.
Com a nossa intervenção no campo escolar, os alunos tiveram a possibilidade de vivenciar novos conteúdos, como também didática diferente de seus professores, podendo assim identificar com os conteúdos propostos como a diversificação deste, percebendo que os conteúdos da educação física são diversos.

DESENVOLVIMENTO
Quando começamosnossas regências encontramos um grande problema que dificultou de certa maneira o desenvolvimento do nosso trabalho, a indisciplina dos alunos, onde o período pós-greve, que coincidiu com a nossa chegada na escola, foi o momento onde se acentuou ainda mais a questão da indisciplina, pois os alunos ficaram 53 dias sem aula, o tempo que perdurou o movimento grevista.
Nas primeiras aulas nãosabíamos como lidar com isso, mas durante o processo fomos articulando estratégias que melhor nos ajudassem, como esperar os alunos ficarem em silêncio para depois falarmos, às vezes a professora da escola levava os alunos mais indisciplinados para coordenação ou conversava com eles fora da sala de aula. Não conseguimos acabar com a indisciplina, mas fizemos nossa parte durante esse período que estivemosna escola. Devido ao curto tempo de ministração das aulas na escola (dois meses), não obtendo tempo suficiente para conhecê-los e também eles nos conhecerem. Percebemos que a indisciplina na escola de maneira geral não é trabalhada na raiz do problema, onde os alunos mais indisciplinados são transferidos para outras escolas e assim existe um alto índice de rotatividade de alunos na escola por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relato de experiência: atletismo nas aulas de educação física
  • Prática pedagógica em educação física adaptada: relato de experiência
  • RELATO DE EXPERIENCIA NUMA ESCOLA PUBLICA
  • RELATO DE EXPERIENCIAS ed. fisica
  • Relato de experiência
  • Relato de experiência em educação infantil
  • Relato de Experiencia educação Infantil
  • EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!