Relato de experiência: atletismo nas aulas de educação física

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Relato de experiência: Atletismo nas aulas de Educação Física[1]

JACOB, Thamara Cardoso

Palavras-chave: Atletismo escolar, Educação Física, Ensino

Introdução

Esse relato de experiência se deu a partir da participação no projeto de extensão em 2010, do grupo de pesquisa “O ensino do atletismo: da universidade à escola”, na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás(FEF/UFG), que tem por objetivo desenvolver possibilidades, metodologias e estratégias para o ensino do Atletismo na escola.
O Atletismo é um conjunto de provas de corridas de velocidade, corridas de meio fundo, corridas de fundo, corridas com barreiras, corridas com obstáculos, corridas de revezamento, marcha atlética, saltos em altura, em distância, triplo e com vara, arremesso do peso elançamentos do disco, do dardo, do martelo e as provas combinadas (OLIVEIRA; SANTOS, 2008).
Assim como as demais modalidades esportivas, o Atletismo tem a sua importância, assim como traz o Coletivo de Autores (1992, p. 70) que o esporte, como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica.
Sabe-seque são poucos professores que trabalham o conteúdo Atletismo em suas aulas e, que as escolas não oferecem condições apropriadas para sua prática (NETTO; PIMENTEL, 2007), ou ainda segundo Marques e Iora (2009), o Atletismo quando é explorado é limitado às corridas ou saltos. Por outro lado, Matthiesen (2004) e Gomes (2008) afirmam o ensino do Atletismo é negligenciado porque muitos professores nãotêm um conhecimento considerável sobre o conteúdo.
Tendo como principais motivos para o não ensino do Atletismo nas aulas de Educação Física: a falta de materiais, o espaço físico e o despreparo do professor ou da insuficiência do conteúdo em sua formação inicial e o desinteresse por parte de alunos e professores, o grupo a partir de reuniões elaborou um plano de aula com o conteúdo Atletismo,contendo 10 aulas com materiais alternativos e jogos lúdicos para o ensino do mesmo, facilitando a ação pedagógica e o aprendizado, adaptando à realidade escolar.
O desenvolvimento da parte pratica foi realizado na Escola Municipal Aristoclides Teixeira, localizada próximo ao Campus II da Universidade Federal de Goiás, na região norte de Goiânia/Go, para um turma de alunos do ciclo III, noperíodo de setembro a novembro de 2010, sendo que foram realizadas duas aulas semanais de aproximadamente 50 minutos.

Material e Método

Primeiramente, em umas das reuniões do grupo ainda na FEF/UFG foi definido quais as provas do atletismo seria trabalhado, baseado no grau de dificuldade no ensino destes na escola. São eles, respectivamente: corridas de velocidade, corridas de fundo,corridas de revezamento, marcha atlética, salto em distancia, salto triplo, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso e lançamento do martelo.
Essas aulas têm como objetivo entender o atletismo como conteúdo corporal; conhecer, entender e analisar a modalidade esportiva Atletismo; conhecer e realizar os fundamentos básicos, as técnicas e regras básicas das diferentes provas do atletismo,já citadas acima, através de recursos áudio-visuais e jogos e brincadeiras.
Sobre a historia, regras e curiosidades, foi realizada uma aula expositiva em sala, através de apresentação em slides e um pequeno vídeo sintetizando as provas da modalidade.
A prática aconteceu tanto na quadra de esportes como no pátio. Na execução destas aulas, utilizamos de materiais alternativos e recicláveiscomo copinhos de café, pratos e colheres de plástico descartáveis, garrafas pets, cones, bolas, balões, cordas, giz, arco, jornais, cabos de vassouras, cano PVC, sacos de lixo e dentre outros. Um exemplo prático da utilização destes materiais com as provas são:
• Corridas de velocidade: jogos de perseguições, como “dia e noite”; o ensino da saída baixa foi feita com os pés do colega;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relato de experiência: atletismo: um salto da educação física na escola
  • Atletismo nas aulas de educação fisica
  • O ensino do atletismo nas aulas de educação física
  • Prática pedagógica em educação física adaptada: relato de experiência
  • RESUMO DO ARTIGO: O ENSINO DO ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • RELATO DE EXPERIENCIAS ed. fisica
  • Relato de experiência
  • Relato de experiência em educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!