Relato de Caso : Depressão na adolescência

Páginas: 11 (2681 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014
1. Introdução

Adolescência é frequentemente descrita como um período de sofrimento e de dificuldades para o próprio adolescente e para as pessoas de seu convívio (Arnett, 1999). É nesse período que se desenvolvem concepções mais consistentes a respeito de si e dos outros, além de habilidades para formar e manter relacionamentos significativos (Kristensen et al.,2004).
O adolescente émuito vunerável a problemas, e há diversos fatores que facilitam isso, como: problemas do dia-a-dia, condições financeiras crônicas, violência familiar, estresse, mudança no estilo de vida, e principalmente a morte de um dos pais, ou de ambos, causando um desequilíbrio emocional e gerando sensação de desamparo.
Essa condição pode favorecer o desenvolvimento de problemas psicológicos, taiscomo estresse e depressão, em indivíduos com vulnerabilidade biológica e ambiental. Os sintomas mais comuns de estresse na adolescência incluem aparecimento súbito de comportamentos agressivos, desobediência, ansiedade, depressão, dificuldade de relacionamento, dificuldades escolares, pesadelos, insônia, entre outros (Lipp, 2000).
A família pode atuar como um fator protetor, servindo comoapoio e modelo de enfrentamento de dificuldades. Por outro lado, pode também ser uma fonte geradora de estresse e conflito (Kristensen et al. 2004).
Apesar dos efeitos nocivos advindos das práticas parentais coercitivas, a maioria dos pais e/ou cuidadores tem dificuldade em aplicar outros métodos disciplinares. Assim, o trabalho do psicólogo é de extrema relevância na orientação de pais e/oucuidadores. O ensino de práticas parentais produtoras de comportamentos pró-sociais e o acompanhamento psicológico do adolescente podem minimizar ou reduzir comportamentos-problema, melhorando a qualidade da interação pais-filhos (Marinho, 2005).
Pais ou cuidadores devem ser, portanto, incluídos nos programas de intervenção psicológica com adolescentes, já que estão envolvidos no processode manutenção e desenvolvimento dos comportamentos problemas. Necessitam ser incluídos não só como mediadores do psicólogo, mas também como alvos da intervenção (Marinho, 2005).
Além dessas orientações, o acompanhamento psicoterápico do adolescente pode ser necessário para favorecer seu ajustamento ao meio social. A Terapia Cognitivo Comportamental tem sido freqüentemente utilizada comcrianças e adolescentes (Kendall, 1991).
Este estudo tem por objetivo demonstrar o processo de atendimento de uma paciente adolescente, exposta a problemas que facilitaram seu desequilíbrio emocional e o desenvolvimento de depressão, seguindo o processo de intervenção psicológica, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental.


2. Referêncial Teórico
2.1 Relatando o Caso

G.,sexo feminino, 13 anos, 7ª ano do ensino fundamental, condição sócio-econômica média baixa. Filha única, órfã, vive com a avó materna.
Segundo relato da avó materna, os pais tinham um bom relacionamento. Quando tinha 3 anos, o pai sofreu um acidente de trabalho, na obra onde o mesmo era pedreiro, e chegou a óbito. A mãe era costureira em uma fábrica têxtil, e devido a problemas desaúde, ficou impossibilitada de trabalhar e passou a cuidar da filha.Passaram a morar com diferentes familiares, dependendo financeiramente dos mesmos.
A primeira situação considerada problemática foi o comportamento de furto que ocorreu aos seis anos, em um supermercado. Posteriormente, a escola passou a queixar-se com freqüência de furtos de objetos de colegas de classe. Visando amodificar esse comportamento, a mãe utilizava punições físicas e verbais, sem, entretanto, monitorar as atividades da criança. Tinha informação sobre os furtos quando era convocada pela escola. Nessas situações, ressarcia os envolvidos e desculpava-se pelo comportamento da filha. Em casa, a família culpava a criança pela humilhação que a mãe enfrentava.
A mãe realizava os afazeres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Depressão na adolescencia
  • Depressão na adolescência
  • Depressão na adolescência
  • Depressao na adolescencia
  • Depressão na adolescência
  • depressão na adolescencia
  • Depressao na adolescencia
  • Depressão na adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!