RELATO DE CASO 03

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 6 de abril de 2015
Relato de Caso
Intoxicação por Paraquat: Uso do protocolo de Lin et al em grande hospital de referencia em intoxicações exógenas

Maria Augusta Drago Ferreira, Sandra Maria Franco Belém Figueiredo, Mª do Socorro Batista Veras, Carlos Tiago Martins Moura, Francisca Andrea Cavalcante Barroso, Kelma Maria Maia, Maria Francielze Holanda Lavor, Lívia Aline de Araújo Batista, Venúcia Bruna MagalhãesPereira

Resumo
O paraquat é um herbicida não seletivo bastante utilizado em agricultura. A intoxicação por paraquat é uma situação gravíssima de péssimo prognóstico, com mortalidade de quase 100% para ingestão superior a 40/45mg/Kg, sendo considerada potencialmente fatal a ingestão de qualquer quantidade. Este é o relato do caso de um jovem de 17 anos admitido no serviço de emergência comqueixa de odinofagia, disfagia e hemoptise. Ele relatava a ingestão, de quantidade desconhecida do herbicida, dois dias antes da admissão hospitalar. Tendo evoluído com insuficiência renal aguda reversível, pneumonia e enfisema subcutâneo. O paciente foi submetido a três ciclos de terapia imunossupressora com ciclofosfamida, metilprednisolona e dexametasona, de acordo com protocolo de Lin et al, 2006.Os parâmetros gasométricos mantiveram-se estáveis até piora, no 57º dia desde a ingestão, levando ao óbito.
Descritores: Paraquat/envenenamento; Fibrose pulmonar; Enfisema subcutâneo.
Abstract
Keywords: Paraquat/poisoning; Pulmonary fibrosis; Subcutaneous emphysema.
INTRODUÇÃO
Representante do grupo dos bipiridílios, (dicloreto de 1,1’- dimetil – 4,4’- bipiridínio), herbicida de contato nãoseletivo, merece destaque especial devido ao alto índice de intoxicações e fatalidades. Disponível comercialmente em solução a 20% é amplamente utilizado na agricultura pelo baixo preço, grande eficácia e ausência de efeito poluente para os solos devido à rápida inativação no ambiente1,2,3.
Sua toxicidade está relacionada à formação de radicais livres e lipoperoxidação celular, atingindo fígado,cérebro, rins, coração, adrenais, músculos e principalmente os pulmões, culminando em falência respiratória e morte5.
RELATO DE CASO
Jovem de 17 anos, sexo masculino, com tentativa de suicídio anterior, proveniente da região metropolitana de Fortaleza – CE foi admitido na emergência do Hospital Instituto Dr. José Frota, onde está localizado o Centro de Assistência Toxicológica – CEATOX, 48h após aingestão intencional de quantidade desconhecida de paraquat, não sendo possível realizar descontaminação gástrica e adsorvente. O paciente queixava-se de episódios de hematêmese, disfagia, odinofagia e lesões em orofaringe. Ao exame físico, observaram-se apenas áreas esbranquiçadas na mucosa oral. Os exames laboratoriais da admissão evidenciaram elevados níveis de uréia, creatinina, transaminasesalém de leucocitose e nesta ocasião foi submetido, à hemodiálise e, a partir do quarto dia, à terapia imunossupressora com ciclofosfamida, metilprednisolona e dexametasona, de acordo com o protocolo recomendado por Lin et al. recebendo ainda vitamina C como antioxidante. Nos vinte primeiros dias de internação o paciente queixou-se de disfagia.
Um segundo ciclo de pulsoterapia foi realizadodoze dias após ingestão, tendo o paciente apresentado episódios de dispnéia intermitentemente, acentuada leucopenia associada à febre e secreção traqueobronquica quando foi instituído antibioticoterapia. Exames tomográficos, realizados por volta da terceira semana, evidenciaram pequena área de fibrose e pneumonia.
O paciente apresentou episódios de hemoptise, levando a queda na saturação de 02,insuficiência respiratória aguda sendo submetido à intubação oro-traqueal após três semanas da ingesta do herbicida. Tomografia de tórax evidenciou enfisema subcutâneo, levando à realização do terceiro ciclo de pulsoterapia.
No 46º dia, com o resultado da broncoscopia positivo para Klebsiella pneumoniae e Stenotrophomonas maltophilia sensível a Sulfametoxazol + Trimetropima, foi iniciada a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relato de caso
  • Relato de caso
  • Relato de caso
  • Relato de caso
  • relato de caso
  • Relato de caso
  • Relato de caso
  • Caso 03

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!