RELATIVISMO01

448 palavras 2 páginas
RELATIVISMO

O mundo de hoje é regido pelo o relativismo moral, estamos na época do pós modernidade, que segundo os estudiosos foi iniciada em 1989 com a queda do muro de Berlim, esta sustentada moralmente no tripé: pluralização, privatização e secularização.
Na pluralização o mundo é plural, a muitas ideias, a muitas ideologias, a muitas religiões e muitos conceitos. Não existe um valor ou uma verdade absoluta, a verdade é plural, não existe certo ou errado, verdade ou mentira, cada um tem a sua própria verdade.
O segundo aspecto que é a privatização, eu tenho a minha própria verdade, ela não é objetiva a verdade é subjetiva é muito mais que uma questão sentimental do que conceitual. Cada um faz suas escolhes, cada um tem suas preferências, não tem ninguém mais certo que o outro.
No terceiro ponto é a secularização, se Deus existe deve ser reduzido a um templo religioso, Ele não interfere na minha vida, eu sou o senhor absoluto no meu coração eu rejo a minha própria historia.
Cadê vez mais nós entendemos que é preciso aceita as diferenças de pensamentos, as diferenças de postura, isto é, valorizar seja numa democracia, seja numa convivência cidadã saudável, o fato das pessoas serem como são. Dizer que alguém é como é, não significa que eu vá atacar o modo que ele é, apenas porque ele não é como eu. Mas isso não significa que eu deva aceitar qualquer coisa de alguém, e no campo da ética e da pratica moral nós temos que ter cautela com o relativismo moral.
O que é o relativismo, “bom se eu tenho que respeitar o outro como ele é então vale qualquer coisa”, não é verdade, compreender é diferente de aceitar, no entanto rejeitar ou acatar sem antes ter compreendido é preconceito, eu preciso compreender antes de aceitar ou rejeitar, no entanto a compreensão não significa que eu estou acatando e no campo da ética dos valores de conduta da convivência social, a nossa capacidade de achar que as pessoas podem pensar de maneiras diferentes, ou ter atos de maneiras

Relacionados