Relativismo cultural

Páginas: 4 (863 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Sistema de Ensino Presencial Conectado
curso superior de Bacharelado serviço social

REGINA MARIA MOTA PEREIRA ROCHA

RELATIVISMO CULTURAL

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GO
2010

REGINA MARIAMOTA PEREIRA ROCHA

RELATIVISMO CULTURAL

Trabalho apresentado a disciplina Antropologia do Serviço Social I da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR sob a orientação da Professora GianeAlbiazzetti.

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA – GO
2010
INTRODUÇÃO
Relativismo é a teoria filosófica que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Ela parte dopressuposto de que todo ponto de vista é válido. Essa filosofia afirma ainda que todas as posições morais, todos os sistemas religiosos, todos os movimentos políticos, etc., são verdades que são relativas aoindivíduo.
O relativismo cultural sugere conformar e não confrontar as diferenças culturais, tanto em nossa sociedade quanto em outra cultura particular. Este conceito pode ser consideradoprecipitado, se levarmos em conta o fato de tudo poder ser aceito, ameaçando imposições dos limites sociais. O bem e o mal passam a ser relativos em conceito, mas em prática estaríamos contradizendo nossospróprios códigos morais.

RELATIVISMO CULTURAL
A moral é uma construção social que em suma traz benefícios para uma sociedade como um todo. Na declaração dos direitos humanos o reconhecimento dadignidade é ampliado para todas as pessoas, assim também como o direito a liberdade, a justiça e a paz mundial.
Somos educados para acreditar na moral e na ética, respeitando todos os valores,conscientes de que somos responsáveis pelos nossos atos, apesar de que as normas a serem seguidas dentro de uma sociedade variam de cultura para cultura, assim como as vestimentas, culinárias e etc.Quando se aceita as regras impostas pela sociedade e também respeita as regras de outras culturas estamos praticando relativismo cultural, ou seja, estamos receptivos a aceitar e partilhar a cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relativismo cultural
  • Relativismo Cultural
  • Relativismo cultural
  • Relativismo Cultural
  • O relativismo cultural
  • Relativismo cultural
  • Relativismo cultural
  • Relativismo cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!