Relativismo Cultural

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
RELATIVISMO CULTURAL


Clara Lauana Santos da Silva
Profª. Dalvany Gualberto Campos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Biológicas / Licenciatura (BID0224)-Sociologia Geral e da Educação
14/06/13

RESUMO

Relativismo Cultural, termo que vem sendo tão discutido nos últimos anos, se refere à observação e a avaliação dos sistemas culturais, o tema tem comoobjetivo central levar o conhecimento das formas de estudo dos sistemas culturais existentes na sociedade, as relações relativistas que há entre ambos, baseando-se em teorias que apontam as características e os pensamentos em relação ao assunto trabalhado. O tema ainda aborda questões sobre o relativismo cultural no Brasil atual, a avaliação dos aspectos culturais e teorias relativistas de algunsteóricos da historia que é de total importância ao estudo do tema.

Palavras-Chave: Cultura; Relativismo; Diversidade Cultural.


1 INTRODUÇÃO

O termo relativismo cultural é originário de uma série de processos de observação e avaliação das diferentes culturas existentes no mundo.Relativismo dá-nos a ideia de igualdade e é justamente dessa concepção que surge o relativismo cultural, por isso queo tema proposto tem como objetivo propor o aprendizado tomando por base o ideal de igualdade social.

O trabalho deve auxiliar e passar conhecimentos sobre as relações culturais e as relações existentes entre elas. Dentre os pontos mais importantes a serem compreendidos e discutidos no trabalho estão os sistemas culturais, avaliação dos aspectos culturas, teorias relativista e o relativismo noBrasil.

2 ORIGEM

O termo relativismo cultural surge a partir do momento em que torna-se necessário observar e avaliar os diferentes sistemas culturais existentes, deixando de lado os conceitos ocidentais-modernos de ética e moral, expressando-se no interesse dos grupos culturais em estudar e compreender a diversidade das outras culturas e não mais impor domínio sobre os outros sistemasculturais. O termo passa a ser utilizado a partir de 1948 pelo Antropólogo americano Melville Herskovits, em sua teoria relativista sobre os sistemas culturais.

3 SISTEMAS CULTURAIS

FIGURA 01- GRUPO HIPPIE TRADICIONAL
-
FONTE: Disponivel em :< http://www.hippies.com.br/>. Acesso em: 01 jun. 2013.

A comunidade Hippie é um exemplo de sistema cultural existente em nossa sociedade uma vez quesão observados e estudados por diferentes culturas e grupos.
Um sistema cultural pode ser entendido como um ato etnocêntrico já que todos apresentam sua própria lógica, porém cada um acredita que seu próprio sistema é mais lógico, logo deve-se ser considerado como único. E é justamente neste contexto que surge o relativismo culturalpois cada sistema cultural deve respeitar os outros sistemas emboranão vivam segundo os custumes dos mesmos.Para que isso ocorra é preciso que todas essas culturas sejam menociosamente avaliadas.

4 AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS CULTURAIS

A principio de tudo afirma-se que todos os sistemas culturais são iguais em valor, e que todos os aspectos que caracterizam cada um deve ser avaliado e explicado dentro do contexto em que aparece,ou sejaantes de tudo é precisoconsiderar os aspectos linguisticos,culinários,climaticos e religiosos da cultura em questão, é importante também saber que qualquer sistema cultural está num continuo processo de modificações, tanto as grandes modificações quanto as mais sutís.E para entender o grau de influencia é interessante fazermos observações em relação as pequenas e as grandes mudanças do sistema,deixando de lado astransformações ocorridas nos campos da politica e da tecnologia.

5TEORIAS RELATIVISTAS

A partir do surgimento do termo relativismo cultural,diversas foram as teorias importantes sobre o tema e seus dominios sobre a sociedade. Esses estudos foram realizados por grandes personagens quando falamos em relativismo cultural.

5.1 FRANZ BOAS

Segundo Boas (1887), “[...] a civilização não é algo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relativismo cultural
  • Relativismo Cultural
  • Relativismo cultural
  • O relativismo cultural
  • Relativismo cultural
  • Relativismo cultural
  • Relativismo cultural
  • Relativismo Cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!