relativisando

Páginas: 4 (763 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
DaMatta é um importante antropólogo brasileiro, nascido em Niterói no Rio de Janeiro e bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense. Especializado em antropologia social, é mestre edoutor pela Universidade de Harvard. Em seu texto “Relativizando – Uma Introdução à Antropologia Social” de 1981 (Rocco Ed.), procura, a princípio, sinalizar as principais diferenças entre ciênciasnaturais e ciências sociais, além de situar o leitor do lugar exato no qual se encontraria a Antropologia Social e a própria Sociologia entre ambos.

Para realizar tal tarefa, o autor define o campo dasciências naturais como algo dotado de enorme objetividade, em que o mesmo teste de uma dada teoria poderia ser feito por vários observadores diferentes, em diferentes situações e até mesmo comperspectivas opostas e ainda assim, apresentar um único resultado. Segundo o autor, “as chamadas “ciências naturais” estudam fatos simples, eventos que presumivelmente têm causas simples e são facilmenteisoláveis.” (DAMATTA, Roberto. Relativizando – Uma Introdução à Antropologia Social. Ciências naturais e Ciências sociais, página 19) Em contraste com isso, as chamadas “ciências sociais” seriam munidas deuma extrema complexidade e exclusividade. A tarefa de estudar os fatos sociais exige do cientista social um olhar crítico e sensível para perceber as motivações e os inúmeros significados que possamhaver por trás de até mesmo a mais simples das ações – como a de comer um bolo, por exemplo.

A matéria prima das ciências naturais, portanto, seria o todo conjunto de fatos que ocorremregularmente, com características simples e objetivas, que poderiam ser facilmente isolados e reproduzidos em um laboratório; ao contrário da complexa matéria prima das ciências sociais, que consiste no conjuntode fatos com determinações complicadas e dificilmente isoláveis, que estariam sob constante mudança, dependendo dos atores e de todas as relações existentes no dado momento da ação, ou até mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relativisando
  • Relativisando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!