Relatirooo

2712 palavras 11 páginas
1. Introdução Com a globalização, a ascensão das classes medias o mercado se tornou muito competitivo, com isso muitas empresas necessitam atenta ao mercado interno isso conseqüentemente altera suas políticas e estratégias internas, com isso processo de recrutamento e seleção se torna importante no delineamento da estratégia, é através deste que se encontra as pessoas certas para os lugares certo.
Esse artigo tem como objetivo identificar como é feio o processo de recrutamento e seleção através de entrevista com duas gestoras de Rh de duas empresas fundadas em Londrina, lideres no ramo de transporte de passageiros, uma no transporte coletivo, outra no transporte rodoviário.
Sendo assim no decorrer deste artigo será realizado um levantamento teórico sobre recrutamento e seleção, para que possamos apresentar as entrevistas e fazer analises na fala de ambas gestoras.

2. Fundamentação teórica

A área de maior dificuldade de se gerir em uma organização de pequeno, médio ou grande porte sem duvidas alguma é área de Recursos Humanos. O problema que se encontra em gerenciar essa área é também o único motivo dela realmente existir e cada dia mais ser necessário haver pessoas extremamente capacitadas e especializadas pois toda a organização depende do bom funcionamento dessa área. Segundo Chiavenato o setor de Recursos Humanos tem caráter de consultoria ao nível estratégico, fornecendo informações e dados sobre os colaboradores da organização, tendo por finalidade seu parceiro nas atividades principais da empresa e fornecendo provisão de mão-de-obra, aplicação das tarefas e processos, manutenção do corpo funcional, desenvolvimento de competências e monitoração das atividades executadas (Chiavenato, 2000).
O motivo de essa área ser de tamanha responsabilidade está no material de trabalho da mesma, trabalhar com seres humanos é complicado em qualquer instituição, cada pessoa reage de uma maneira diferente para cada

Relacionados