Relatario associação de resistores

1711 palavras 7 páginas
Relatório II
Laboratório de Física III
Professor Diego H. O. Machado Engenharia Mecânica

Associação de Resistores em Série e Paralelos
(continuação do experimento 01)

Membros R.A Bruno Laurini 141011165 Gustavo Toledo 141011947 Pedro H. Roviriego 141011661 Rodrigo S. Cruz 141011378
1. Título: Associação de resistores.

2. Objetivo: Verificar experimentalmente as regras de Kirchhoff, analisando as associações de circuito em série e em paralelo, observando a veracidade da Regra das Malhas e da Regra dos Nós. 3. Materiais: Utilizamos, essencialmente, uma fonte de tensão variável de DC (KEPCO Modelo Nº. DPS 40-2m), dois resistores, placa de conexão e cabos, três multímetros, sendo um DAWER DM-2020, um UNI-T M3900 e o último um CEM DT 830.

4. Procedimento Experimental: Dividimos o experimento em duas partes.

Parte 1

Inicialmente, utilizando o código de cores verificou-se o valor nominal de resistência e de tolerância dos dois resistores. Registraram-se os valores na Tabela 1. Após, auxiliados por um multímetro, regulado para medições de resistência (regulado para ). Medimos de maneira prática o valor da resistência dos mesmos resistores e anotaram-se os valores na Tabela 1. Conectaram-se os dois resistores em série, e com um multímetro ajustado como um ohmímetro, na escala de , obteve-se o valor prático dessa associação. Com os valores nominais obtidos, somou-se e descobriu-se o valor da resistência equivalente nominal. Com os valores de resistência medidos pelo multímetro inicialmente, obtemos a resistência equivalente experimental, somando-se os dois valores. Todos esses valores se encontram na Tabela 1.
Após isso, fez-se a montagem do sistema, ligando a associação de resistores a uma fonte de tensão contínua de ao circuito. Colocaram-se três multímetros em paralelo, ajustados como voltímetro na escala de no máximo de modo a medir a tensão em cada um dos

Relacionados

  • pratica 1
    8290 palavras | 34 páginas