Relatando Os Prim Rdios Da Educa O P Blica No Brasil

508 palavras 3 páginas
Relatando os primórdios da educação pública no Brasil, o texto “Educação Popular e a construção de um poder ético” da Revista Espaço Acadêmico do mês de Novembro de 2007, expõe as dificuldades da popularização da educação no país. Em determinado momento do cenário político-econômico do Brasil, passou-se a acreditar que a formula para expandir o capital era instruir o povo, assim os educadores e intelectuais da época se manifestaram a favor de um ensino técnico ao invés de um ensino clássico.
Encontrando-se frente a um governo que era autoritário e que excluía a possibilidade de educação para todos, foi preciso encontrar mudanças, surgindo assim a educação popular, que surgiu dando de ombros as características do governo, sendo então dirigida aos excluídos sociais.
Paulo Freire foi o idealizador do EP, ele acreditava que a mudança da realidade opressora está relacionada aos princípios da educação e utilizava um método de alfabetização que dizia a respeito ao próprio ambiente de quem estava sendo ensinado. Alfabetizou, com esse método, cerca de 300 trabalhadores em 45 dias. Com o excelente resultado, o presidente da época, João Goulart, elevou tudo isso a nível nacional. Foram criados cursos de formação de coordenadores em vários estados brasileiros com a meta de alfabetizar 2 milhões de alunos.
Em 1964, com o golpe militar, a democratização da educação foi considerada perigosa, fazendo assim com que tudo que fora construído fosse condenado e Paulo Freire exilado. Durante a Ditadura Militar, Paulo trabalhou fora do país e escreveu livros sobre educação e liberdade. Na década de 80, recebeu anistia e retornou ao Brasil e posteriormente assumiu a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
É importante destacar o contraste que havia quanto a educação naquela época. Enquanto um grupo político a bia como atribuição positiva para o país, outro grupo a encarava como ameaça a sua forma de governo.
Com a volta de Freire para o Brasil e com a conquista de seu cargo, a

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas