Relat rioGrandesProjetosPDF

1230 palavras 5 páginas
Relatório de Gestão de
Grandes Projetos

INSTITUIÇÃO: Universidade Federal Fluminense
RELATOR: Mayara Coelho da Silva Valentim
PROFESSOR: Ruben

Pirâmides do Egito

Na última aula nos foi apresentado um vídeo que relata a construção de uma pirâmide. Com este vídeos podemos observar a diferença entre uma pirâmide construída na época do Faraó e se fosse construídas nos dias de hoje.
O projeto da construção da pirâmide era que fosse construído um túmulo para que cobrisse a sepultura do faraó. O objetivo era que o túmulo fosse o mais belo já construído digno de um faraó. Para construir uma pirâmide um Faraó não precisava se preocupar com as despesas, pois ele era dono de tudo. Foram utilizadas 5.9 milhões de toneladas de pedras, que atualmente custariam aproximadamente 18 bilhões de dólares para erguer esse monumento. Ao longo de 10 anos foram utilizados 50 mil operários, cuja única despesa do Faraó era alojar e alimentar sua mão de obra, em contraste com o século em que vivemos cujo, nós temos que pagar salário, plano de saúde, seguro social e outros benefícios sociais. Além disso, na época do Faraó a jornada de trabalho eram de 70 horas semanais, diferente de hoje, onde a jornada máxima de trabalho é de 40 horas semanais. Se o Faraó vivesse sobre a legislação atual ele teria que pagar 255 bilhões de dólares para seus trabalhadores de salário e benefícios. Ao mesmo tempo em que os projetos sofrem alterações em seu orçamento devido a tramites ambientais, o Faraó era isento dessas taxas, o que causa um

aumento de 30% do projeto. Levando o projeto ao valor total de 380 bilhões de dólares. Caso a pirâmide fosse construídas com as tecnologias disponíveis atualmente, grande parte do trabalho braçal seria substituído por modernas máquinas de construção, o que diminuiria de 20 para 5 anos o período de construção e a mão de obra de 50 mil trabalhadores para 5 mil. E o custo do projeto seria reduzido para um valor entre 30 e 35 bilhões de dólares.
Durante a construção da

Relacionados