Relat riodaprofessorachataqueeujaodeio

612 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA
Profa. Greice Maria Rodrigues de Souza Lucena

EXTRAÇÃO DE DNA DO TOMATE

LARISSA GOMES SANTANA - 22869
LUANA DE SOUZA QUEIROZ -21868
NATHALIA CANDIDO BIZERRA - 22441
THALITA RODRIGUES DA COSTA -23128

BRASÍLIA
2015

CONTEXTUALIZAÇÃO

O objetivo do experimento era a extração do DNA. O DNA é uma macromolécula orgânica que contém as informações genéticas e está presente em todos os seres vivos. A molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) é constituída por duas cadeias ou fitas de nucleotídeos que se mantêm unidas em dupla hélice por pontes de hidrogênio entre as bases dos nucleotídeos. Esses, por sua vez, são compostos por um grupo fosfato, uma molécula de açúcar de cinco carbonos e bases nitrogenadas que podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T).
A e G têm estrutura de dois anéis, característica de um tipo de substância chamada purina enquanto C e T têm a estrutura com somente um anel, característica relacionada às pirimidinas. Na molécula de DNA há o pareamento de uma purina com uma pirimidina sendo assim um pareamento complementar: A sempre pareia com T, através de duas pontes de hidrogênio, e C sempre pareia com G, por três pontes de hidrogênio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para facilitar a extração do DNA no homogeneizador foi macerado um tomate e em um béquer foram adicionados o tomate, quatro colheres de tampão de extração e uma colher de detergente, resultando no rompimento da bicamada lipídica que compõe a membrana plasmática das células do tomate e das organelas, esse processo é importante pois cerca de 99% do DNA encontra-se no núcleo da células e o restante encontra-se em locais específicos como por exemplo, na mitocôndria e os cloroplastos, estes possuem seu próprio DNA. A mistura adquiriu uma coloração avermelhada e homogênea e foi filtrada em papel filtro.
Foram adicionadas cuidadosamente 8 colheres de álcool

Relacionados