RELAT RIOBROMATOLOGIAPRONTO

1789 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

O tema abordado no relatório é mostrar que a preservação de um alimento entre outros fatores depende da quantidade da água presente no mesmo mostrando os métodos para determinar a umidade e o teor de proteínas em alimentos, o relatório apresenta uma de forma detalhada dos métodos utilizados nas aulas ministradas em laboratório.
O teor de água é de grande importância na produção de alimentos, pois têm influência direta no controle da taxa de deterioração por microrganismos e reações enzimáticas e químicas que ocorrem durante a armazenagem (FELLOWS, 2006).
A água é considerada um ótimo solvente, devido as suas principais características, que inclui o volume reduzido que viabiliza a penetração em estruturas cristalinas e entre as moléculas, alto momento dipolar e elevado constante dielétrico que facilita a participação desse componente em ligações covalentes, dipolo-dipolo e íon dipolo. (BOBBIO e BOBBIO, 2001).
As proteínas desempenham papéis extremamente importantes, na maioria dos processos biológicos, atuando como enzimas, hormônios, neurotransmissores, transportadores através das membranas celulares e outros.
As proteínas são macromoléculas complexas, contendo nitrogênio, podendo representar até 50% do peso seco das células vivas. Apresenta as seguintes funções - Estrutural: colágeno, elastina, queratina; Biológica: enzimas, hormônios, proteínas contráteis, de reserva, de transporte e são formadas por aminoácidos.

RELATÓRIO
Determinação de Umidade % – Determinação de PTN’s

DETERMINAÇÃO DE UMIDADE
Relaciona-se com: estabilidade, qualidade e composição dos alimentos.
Alimento: Polvilho Doce
Umidade %
Cadinho – 37.351
Amostra – 4.695

A preservação de um alimento entre outros fatores depende da quantidade da água presente no mesmo. Existem muitos métodos para determinar a umidade em alimentos. A escolha do método vai depender da forma a qual a água está presente na amostra, à natureza da amostra, da quantidade relativa de água, rapidez

Relacionados