Relat Rio S Ntese Do Paracetamol

1202 palavras 5 páginas
QUÍMICA ORGÂNICA

AULA PRÁTICA DE LABORATÓRIO Nº 2
SÍNTESE DO PARACETAMOL

ALUNA: PRISCILA FERNANDA MOTA DE CARVALHO
PERÍODO: 7º TURNO: NOITE TURMA: NA
PROFESSOR: CLEITON DINIZ BARROS

1 - RESUMO

Paracetamol é um analgésico-antipirético pertencente à classe dos derivados do p-aminofenol. Com o objetivo de obter sua síntese em práticas feitas em laboratório através de reações nucleofílicas e eletrofílicas e realizar sua purificação. É uma reação de acetilação entre o p-aminofenol e o ácido acético. Foi seguido passo a passo o procedimento experimental para sua obtenção.
Ao final da prática, através de cálculos de rendimento, se obteve um sólido de cor marrom escuro em forma de pó com rendimento abaixo do esperado, obtendo-se 57,46 % de pureza.

2 - OBJETIVO

O objetivo proposto com o experimento é realizar em laboratório a síntese do paracetamol a partir da reação de acetilação entre o p-aminofenol e o ácido acético, por meio de aquecimento em banho-maria, resfriamento em banho de gelo, filtração à vácuo e recristalização com água destilada em temperatura ambiente.

3 - INTRODUÇÃO

Paracetamol é um analgésico-antipirético pertencente à classe dos derivados do p-aminofenol, introduzido no século passado como resultado de pesquisas destinadas a substitutos para acetanilida. Embora possuam propriedades analgésico-antipiréticas, a fenacetina e a acetanilida dão origem à metemoglobina (hemoglobina incapaz de transportar oxigênio), devido à formação de um precursor da anilina. Tanto a acetanilida quanto a fenacetina são metabolizadas a paracetamol, a substância ativa. Outros fármacos dessa classe são a anidoxina, butacetina, etoxazena, fenacetinol, parapropanol e parsalmida1.
O paracetamol é obtido por acetilação do p-aminofenol com ácido acético glacial e anidrido acético (Figura 1). Esse fármaco se apresenta como um pó branco, inodoro e ligeiramente hidrossolúvel e as suas atividades

Relacionados