RELAT RIO S NTESE CICLO HEXENO

890 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CURSO DE FARMÁCIA – 2º ANO
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSOR: JAMILE

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – SÍNTESE DO CICLOHEXENO

BRUNA LENZ
DEBORAH ARINS
DIOGO ZANETTI

JOINVILLE,
Março / 2015

Introdução

Os álcoois são compostos versáteis, e podem ser usados como material de partida para a preparação de uma grande variedade de compostos. “Os álcoois são compostos cujas moléculas têm um grupo hidroxila ligado a um átomo de carbono saturado.” (SOLOMONS, 2001) As moléculas dos álcoois, por possuírem o grupo polar OH, são ligadas entre si pelos mesmos tipos de forças intermoleculares que agregam as moléculas de água umas às outras, são as chamadas pontes de hidrogênio. Nesses álcoois, que são líquidos incolores voláteis e de cheiro característico, o grupo OH constitui importante porção da molécula.
A viscosidade e a solubilidade dos álcoois em água aumentam se o número de hidroxilas aumentar. Quanto maior o número de grupos OH, mais intensas serão as interações intermoleculares e maior serão os pontos de fusão e ebulição dos álcoois.
As principais reações dos álcoois são: Desidratação, Eliminação em dióis, Eliminação em álcoois cíclicos, Reação com HX diluído, Reação com cloreto de tionila, Reação com haletos de fósforo, Reação com ácidos (Esterificação), Reação com aldeídos ou cetonas, Reação com cloretos de ácidos entre outras.
Neste trabalho será abordada a Reação de Desidratação com o intuito de obter o ciclohexeno a partir do hexanol. A reação de desidratação caracteriza-se pela perda da molécula de água dos reagentes. Todavia, como o grupo hidroxila – OH não é um bom grupo de saída, um ácido forte e com alto ponto de ebulição, como o ácido sulfúrico, é o catalisador para a reação. O ácido protona o álcool e na sequência, a molécula de água e um próton são eliminados. Para evidenciar a aplicação e a importância desse tipo de reação, pode-se citar a formação de sacarídeos,

Relacionados