Relat Rio F Sica Carol

1561 palavras 7 páginas
ESCOLA DJALMA PESSOA

LABORATÓRIO DE FÍSICA
Prof.ª. Renata Gomes

RELATÓRIO DOS EXPERIMENTOS
12 AO 16

ALUNA: Carol de Jesus Brasil dos Santos 2º F

Salvador
2013

APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas nos dia 23 de setembro, e 28 de outubro de 2013, pela aluna Carol Brasil, feitas no Laboratório de Física da Escola Djalma Pessoa.
Constarão aqui os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos e as conclusões referentes aos experimentos 12 Relação entre Frequência e Comprimento de Onda), 13 (Reflexão de uma Onda em Obstáculo Reto), 14 (Reflexão em Obstáculos Côncavos e Convexo), 15 (Onda Longitudinal e Transversal) e 16( Ressonância).

INTRODUÇÃO TEÓRICA
No estudo da física, onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. As ondas podem se classificar de acordo com a direção de propagação de energia, quanto à natureza das ondas e quanto à direção de propagação.
Quanto à direção de propagação de energia, as ondas se classificam da seguinte forma:
Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão;
Bidimensionais: propagam-se num plano;
Tridimensionais: propagam-se em todas as direções.
Quanto à natureza, as ondas se classificam em:
Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras;
Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagarem, elas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) como também em certos tipos de materiais. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz solar, as ondas de rádio, as micro-ondas, raios X, entre muitas outras.
Quanto à direção de propagação, as ondas se classificam em:
Ondas transversais: são aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção de

Relacionados

  • Monografia
    13214 palavras | 53 páginas