Relat rio Visita Usina de Picada Miqu ias

633 palavras 3 páginas
MIQUÉIAS MIRANDA

VISITA À USINA DE PICADA

Trabalho apresentado à disciplina de Segurança no Trabalho NR 10 do trabalho científico do Instituto Doctum como requisito parcial para obtenção de nota.

Professor: Felipe Duque.

JUIZ DE FORA
2014
Introdução: No dia 15 de Março de 2013, foi feita a visita técnica à Usina Hidrelétrica de Picada, pertencente ao Grupo Votorantim Energia Ltda. Situada no distrito de Torrões, município de Juiz de Fora, e vizinha das cidades de Lima Duarte e Leopoldina. Possui uma capacidade de 50MW, que são divididos duas turbinas, cada uma com a capacidade de 25MW. Tais turbinas estão situadas a 2,5km da barragem. E o água segue do reservatório até lá por uma tubulação metálica de 6,25m de diâmetro.

Visita técnica:
Fizemos a visita técnica por todos os setores e da Usina. Tanto na parte do reservatório de água, barragem, turbinas, sala de comando, subestação e demais equipamentos pertencentes a mesma. E nos tópicos abaixo será mostrado cada etapa da visita

Geradores e equipamentos relacionados:
Iniciamos nossa visita passando pela parte dos geradores. Onde pudemos ver as duas máquinas geradoras. Cada qual como uma potência de 25MW.
No dia, devido ao baixo nível de água do reservatório, apenas uma turbina geradora estava em funcionamento, estando a outra desligada. Com isso conseguimos observar as diversas partes do gerador tanto em funcionamento quanto parado.

Dados de placa de um dos Geradores

Unidade Geradora – 25MW cada

Sala de Comando: A sala de comando é o cérebro da usina. De lá conseguimos comandar, analisar e observar cada parte e processo que estão acontecendo, e assim executar manobras, fazer planejamentos, descobrir possíveis falhas, e solucionar problemas que surgirão. A usina possui varias câmeras de monitoramento, e diversos sensores em diversos equipamentos, e é da sala de comando que tudo é observado e controlado, através dos computadores e outros equipamentos conectados ao

Relacionados