Relat rio Visita Aterro Sabara

955 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ENGENHARIA AMBIENTAL

LETÍCIA GONÇALVES AMORIM
MARIA EUGENIA ALVES

RELATÓRIO VISITA TÉCNICA
Central de Tratamento de Resíduos Macaúbas

BELO HORIZONTE
2014
Sumário
1 Introdução 3
2 Objetivo 3
3 Aterro 3
4 Considerações Finais 5
Anexos 5

1 Introdução

No dia 26 de novembro de 2014 a turma de engenharia ambiental da UFMG realizou uma visita técnica a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Macaúbas, em Sabará-MG, CTR que atende o município de Belo Horizonte, encontrando-se a 12Km desse. Esse aterro é gerenciado pela empresa Vital Engenharia Ambiental S.A. criada em 2007, a qual faz parte do Grupo Queiroz Galvão S.A., que desde 1995 realiza serviços de tratamento de resíduos sólidos.
O Aterro Macaúbas foi inaugurado em 2005, atende os municípios de Sabará, Belo Horizonte, Pedro Leopoldo, Igarapé, Caeté e Nova Lima, além de resíduos domiciliares da Infraero, ArcelorMital e Vale. Está implantado em uma área de 414ha, porém o aterro ocupa apenas 96ha, sendo o restante da área destina a preservação e projetos ambientais, entretanto já está em processo de licenciamento a expansão do aterro. A área licenciada permite operação por mais de 30 anos, a CTR foi projetado para receber de 4 a 5 mil toneladas de resíduos por dia, mas atualmente recebe em média de 3500 toneladas por dia e já possui um peso acumulado de 8000000 toneladas, sendo que ainda tem um remanescente de 20000000 toneladas.
Além de promover uma destinação adequada aos resíduos sólidos gerados pelos municípios aos quais atende, o aterro de Sabará gera empregos nesse município e permite arrecadação de impostos para o mesmo. Sabe-se que para cada caminhão que é destinado ao CTR Macaúbas, 4% do ISS sobre o caminhão é para o município, além do ICMS ecológico. Assim o aterro traz benefícios ambientais para todos os locais para q presta serviços e econômicos para o município onde foi implantado.
2 Objetivo

Explicitar o conhecimento

Relacionados