Relat rio Varvito

1676 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

Relatório Técnico-Científico:
Parque Geológico do Varvito

Amanda Paula Xavier RA 1300571
Ingrid Natalia de Souza RA 1300572
Joyce Fernanda Machado RA 1300358 Leandro Ribeiro

Jundiaí, 2014.

Resumo
O parque Varvito situa-se no município de Itu, estado de São Paulo.
Um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 1995, já recebeu mais de 500 mil visitantes. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de defesa do patrimônio, histórico, artístico, arqueológico e turístico do estado de São Paulo), foi construído em uma área de 44.346 m2 da antiga pedreira.
Em termos geológicos, o Varvito faz parte de um grupo de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do sul. Em todos os pontos do parque existem placas explicativas que torna a visita uma aula ao ar livre. O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.

Lista de Ilustrações e Tabelas

Paisagem - estrada Itu – Jundiaí pagina 7

Clasto – Varvito Pagina 9

Camadas de rochas Pagina 9

Sumário
Paisagem - estrada Itu – Jundiaí 3
1 – Introdução 5
Parque Geológico do Varvito 6
2 – Desenvolvimento 7
Paisagem - estrada Itu - Jundiaí 7
Clasto - Varvito 9
3 - Conclusão 10

1 – Introdução

O nome "Utu-Guaçu", que futuramente tornou-se Itu, significava "grande queda dágua". A mesma cachoeira que deu o nome para Itu está no Rio Tietê e inspirou também o nome da cidade vizinha, Salto. População estimada de 163.882, Área de 642 Km², possui Clima: Tropical entre os Biomas da Mata Atlântica, o relevo: Situa-se entre o planalto cristalino e o sedimentar.

Relacionados