Relat rio Sulfato de Cobre e potassio Hexahidratado

1171 palavras 5 páginas
Síntese do Sulfato de Cobre e Potássio Hexahidratado
K2Cu(SO4)2 . 6H2O

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Av. Amazonas 5253 - Nova Suíça - Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30.421-169
Telefone: +55 (31) 3319-7002 - Fax: +55 (31) 3319-7009
1. INTRODUÇÃO

O Potássio é um metal que de coloração branco prateado, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais. É um elemento muito maleável, podendo ser cortado facilmente. Reage facilmente com a água formando hidróxido de potássio. Os compostos mais importantes de potássio são o cloreto de potássio (KCl); o sulfato de potássio (K2SO4) que se encontra na natureza em forma de sal; o nitrato de potássio (KNO3), o carbonato de potássio (K2CO3) e o hidróxido de potássio (KOH).
No corpo humano participa atua no balanço e distribuição de água no organismo, participa da contração muscular e processos de regulação das atividades neuromusculares. A deficiência de potássio aumenta os níveis de ácidos no corpo, o que reduz o pH natural do corpo. Além disso, afeta a formação de tecidos conjuntivos, tornando assim o tecido do corpo vulnerável a vários problemas de saúde. Outra grande função do potássio no organismo é a bomba de sódio-potássio que é um mecanismo que se localiza na membrana plasmática de todas as células humanas e trabalha para manter a concentração dos íons de sódio e potássio dentro e fora da célula.
O sulfato de potássio é um composto químico de proporções definidas sendo muito utilizado como fertilizante.
O cobre é um dos poucos metais que podem ser encontrados na forma nativa, mas a ocorrência é pequena. O cobre pode também ser encontrado em minerais como: cuprita (óxido de cobre), malaquita (carbonato básico de cobre). Tem uma cor marrom avermelhada, brilhante se lustrado, é maleável e dúctil, é bom condutor de calor e eletricidade.
No corpo humano o cobre é um íon essencial para incorporar ferro à hemoglobina, podendo entrar na corrente sanguínea rapidamente.

Relacionados