Relat Rio Sobre Nutri O E Dieta No Diabetes Mellitus

1080 palavras 5 páginas
1 NUTRIÇÃO E DIETA NO DIABETES MELLITUS

1.1 DETERMINAÇÃO DO PLANO ALIMENTAR PARA O PACIENTE DIABÉTICO
O consumo de quantidades adequadas de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais é necessário para o bom funcionamento do organismo. Estas quantidades, conhecidas como necessidades nutricionais, variam de pessoa para pessoa em função da idade, peso, altura, sexo e atividade física, assim como durante a gravidez e amamentação.
O indivíduo com diabetes, assim como o não portador de diabetes, deve ter uma alimentação variada, com conteúdo balanceado de nutrientes, rica em grãos vegetais, frutas, vegetais, carnes e laticínios magros. Os adoçantes artificiais ou edulcorantes podem ser utilizados considerando o seu valor calórico. Nem todos os produtos diabéticos são destinados aos portadores de diabetes, e para utilizá-los são necessárias cautela e moderação, ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos e procurar a orientação de um nutricionista.
Carnes, ovos e queijos não contêm açúcar, mas possuem proteínas que, em excesso, também alteram a glicemia e sobrecarregam os rins. Esses alimentos também contêm gorduras saturadas e colesterol que, em exagero, podem acarretar em complicações crônicas (pressão alta, doença renal, doença cardíaca). Somente a avaliação nutricional por um profissional capacitado será capaz de determinar as quantidades ideais para cada pessoa.
Todas as frutas podem ser consumidas, porém em quantidades moderadas, pois contem glicose e, portanto, aumentam a glicemia. Uma dica importante é preferir comer frutas ao invés de sucos.
Desse modo podemos dizer que não existe um plano alimentar padrão para o indivíduo portador de diabetes. A ingestão de cada nutriente deve ser individualizada, baseada na avaliação nutricional, perfil metabólico, peso e objetivos do tratamento.
1.2 PLANO ALIMENTAR DO PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS TIPO I
O melhor plano alimentar é aquele que o paciente e o profissional de saúde que te

Relacionados

  • Diretrizes Brasileiras Obesidade 2009 2010 1
    25529 palavras | 103 páginas
  • Ara jo 2010 cirurgia bari trica
    7301 palavras | 30 páginas
  • alimetação saudavel
    21858 palavras | 88 páginas
  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas