RELAT RIO SOBRE FILME DA HIST RIA DE ANA JUSTINA FERREIRA NERI

294 palavras 2 páginas
RELATÓRIO SOBRE FILME DA HISTÓRIA DE ANA JUSTINA FERREIRA NERI (ANA NERI)
Ana Justina Ferreira Neri foi uma pioneira e matriarca da história da Enfermagem no Brasil, nasceu em Vila da Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia, no dia 13 de Dezembro de 1814. Era casada com um Capitão da Marinha,que sempre estava ausente de casa, pois passava a maior parte de seu tempo ao mar. Ana se tornou viúva muito jovem ainda, tendo que cuidar de seus três filhos (Justiniano, Isidoro e Pedro) sozinha e da liderança de sua propriedade também. Seus filhos foram convocados para lutar na Guerra do Paraguai por volta de 1865.
Sensibilizada com a dor do luto pelo seu esposo e a separação de seus filhos, Ana escreveu uma carta ao presidente da Província para que ela pudesse trabalhar na enfermaria do Hospital no Rio Grande do Sul, para cuidar das vitimas e dos doentes em decorrência da guerra, e foi aceita.
Ana tinha alguns conhecimentos e muitas práticas de enfermagem por ter trabalhado em uma enfermaria com as irmãs de Caridade em Salvador (BA), mas não tinha embasamento cientifico algum nem possuía grau de formação na área.
Ela foi descriminada pelo médico responsável do hospital por ser uma mulher e tentar alterar suas normas quanto às instalações e aos procedimentos realizados com as vitimas, o médico não realisava quaisquer procedimentos por não querer “gastar medicamentos desnecessariamente” como dizia o mesmo. Mas Ana revolucionou a maneira de dispor os enfermos na enfermaria, mesmo que confrontando as ideias de seu superior, apesar da precariedade da época, falta de higiene, sanitarismo, medicamentos e matérias e o excesso de doentes, ela só queria o melhor para todos, tratou, cuidou e se dedicou a cada uma das vitimas que se encontravam no ambiente.

Relacionados