RELAT RIO SMART HOUSEe

2555 palavras 11 páginas
Resumo

A poluição de origem antrópica vem aumentando o efeito estufa de maneira alarmante, contribuindo com o aquecimento solar que se não cessar pode resultar em catástrofes ecológicas. É tempo de nós, seres humanos, criarmos uma consciência coletiva, ecológica e sustentável. A casa eficiente é o reflexo concreto desta nova consciência. Ela é construída para aproveitar o máximo possível do oferecido pela natureza. Utilizando recursos tecnológicos e conhecimentos científicos ela é projetada para ter uma grande eficiência energética e danificar o meio ambiente o menos possível. Não existe um modelo padrão, porém existem certas tecnologias e conhecimentos que são indispensáveis para a construção de uma casa eficiente como a implementação de painéis solares que geram energia elétrica, o uso da nova tecnologia de redes elétricas inteligentes (smart grid) e a análise bioclimática do local da construção para o melhor aproveitamento dos ventos das chuvas e da incidência solar. A casa eficiente não é apenas a casa do futuro, é também a casa sustentável que irá nos permitir alcançar o futuro.
Palavras chaves: Casa eficiente, Smart House, Sustentabilidade
1 INTRODUÇÃO
A espécie humana, presente no planeta terra há milhares de anos, para garantir a sobrevivência executou estratégias interessantes: manipulou o meio em sua volta, tirando vantagem da natureza. o homem precisava comer, portanto aprendeu a manipular primeiramente as rochas, fazendo objetos pontiagudos que os ajudavam na caça. O homem também precisava descansar e logo aprendeu também a manipular a natureza para aperfeiçoar seu descanso.
Sociedades diferentes construíam casas diferentes. Os índios brasileiros tinham as ocas, construídas com madeira e folhas de palmeira. Os egípcios usavam madeira e juncos de papiros. A sociedade moderna utiliza recursos relativamente modernos como cimento, tijolos e vidro.

Diferentemente das casas de sociedades antigas citadas, a casa moderna não utiliza recursos locais para

Relacionados