Relat Rio QUI200 Pr Tica De Laborat Rio

1629 palavras 7 páginas
Universidade Federal de Ouro Preto

QUI200
Turma 5

Processo de separação e purificação

Ouro Preto, 15 de janeiro de 2013.

Objetivo:
Pretende-se com este experimento, obter a eficaz separação dos compostos em questão como SiO2, CuSO4 ∙ 5H2O e C6H5COOH(Ácido Benzóico) solubilizados em solução aquosa, através dos diversos métodos de separação, sejam tais físicos e mecânicos.
Introdução:
Separar misturas é obter compostos que possuem suas propriedades fundamentais, como reatividade, solubilidade, ponto de fusão e ebulição, preservadas. Numa análise de aspecto econômico envolvendo indústrias, há a preocupação de se obter o máximo aproveitamento dos materiais empregados em um dado processo de produção; no qual o uso dos métodos de separação no dado experimento, se emprega para conseguir ou reaproveitar substâncias utilizadas de antemão. Esse fato, isto é, o reaproveitamento dos materias utilizados no experimento, torna o processo mais viável economicamente otimizando-o. Além disso, separar misturas também é importante para remover impurezas de uma dada substância. Foram utilizados na prática, dois processos de separação de misturas, os mecânicos e os físicos. Os processos mecânicos não alteram o estado das substâncias em cheque, em detrimento dos processos físicos que alteram o estado das substâncias sem alterar suas propriedades. Filtração a vácuo, vaporização e purificação por recristalização foram os métodos utilizados.
Parte experimental: Experimento 1: Em um béquer contendo Sílica, Ácido Benzoico e Sulfato de Cobre Pentaidratado utilizou-se um bastão de vidro para macerar o Ácido Benzoico e o Sulfato de Cobre Pentaidratado para aumentar a superfície de contato facilitando a solubilização das substâncias quando solvidas em água. Então, adicionou-se água ao béquer e com o bastão de vidro a solução foi misturada. Por conseguinte foi observado que o Ácido Benzoico era insolúvel em presença de água nas CNTP, logo, o béquer foi submetido ao

Relacionados