Relat Rio Qu Mica Carol

280 palavras 2 páginas
Relatório N° 1

Separação de Misturas

Nomes dos Autores: Ana Beatriz Magalhães Santos, Ana Carolina Alves e Silva, Ana Carolina Elias, Anderson, Gislaine Mara da Rocha. Biomedicina Foi proposto ao grupo que observasse como reagiria a mistura de duas substâncias. Foram utilizados alguns utensílios de laboratório, como vidrarias e também algumas soluções químicas. Nesse experimento foi usado o procedimento de filtração simples, de tal modo que pudéssemos separar o sistema homogêneo do sistema heterogêneo.

Foi usada no experimento químico uma proveta de 25 ml, para medir 15 ml de Cuso4 0,25M, em outra proveta de 25 ml para medir 15 ml de KOH 0,5M, depois de medido, misturou-se as substâncias em um béquer de 100 ml e notou-se que a mesma adquiriu um aspecto heterogêneo.
Deixado então a solução repousar por alguns instantes, notou-se que a mesma tornou-se bifásica.
Em um funil com papel de filtro foi utilizado para coar a solução, notando-se que essa após passar pelo coador houve uma reação na qual permaneceu no filtro o reagente gelatinoso, passando assim por sua vez o reagente líquido, onde regressou ao seu estado inicial.
No fim da experiência todas as vidrarias foram lavadas com a ajuda de uma pisseta e água destilada.
Materiais e Métodos

Proveta 25 ml

Funil

Suporte Universal

Aro para Funil

Béquer de 100 ml

Papel Filtro

Pisseta

Resultando enfim em um experimento de filtração básica, onde foi observada a separação de uma substância gelatinosa de uma líquida através de um funil com filtro. Analisando que no funil ficou retido uma substância espessa e azul e no béquer outra transparente e liquida.

Concluindo que é conveniente essa separação para purificar determinadas substâncias.

Relacionados