Relat Rio QI I Aula Pr Tica 1 Anderson E Beatriz

2450 palavras 10 páginas
Curso de Licenciatura em Química
Química Inorgânica Experimental I

Relatório - Prática 1
Propriedades e Transformações da Matéria

Autores(as):
Anderson Assis Alves
Beatriz da Silva Vianna

Tutor Responsável: Ana Paula Silva Antunes
Polo: Cataguases – MG
Professor: Bárbara Lúcia de Almeida

Cataguases, 12 de abril de 2014

1 – Objetivos



Observar os fenômenos relacionados com as mudanças dos estados de agregação de alguns compostos. Estudar e realizar reações de óxido-redução, precipitação, evolução de gás, decomposição e de desidratação.  Estudar os fenômenos de eflorescência, deliquescência, oxidação de sais, absorção de dióxido de carbono e decomposição fotoquímica de sais.

2 – Introdução
Toda substância tem um conjunto único de propriedades características que nos permitem reconhecê-las e distingui-las de outras substâncias. Por exemplo, estado físico, ponto de ebulição e densidade permitem-nos diferenciar entre hidrogênio, oxigênio e água. As propriedades da matéria podem ser classificadas como físicas ou químicas. As propriedades físicas podem ser medidas sem alterar a identidade e a composição das substâncias. Essas propriedades incluem cor, odor, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição e dureza. As propriedades químicas descrevem como uma substância pode se alterar ou reagir para formar outras. Uma propriedade química comum é a capacidade de sofrer combustão, ou seja, de queimar-se na presença de oxigênio.
Do mesmo modo que suas propriedades, as mudanças que as substâncias sofrem podem ser classificadas como físicas ou químicas. Durante as mudanças físicas uma substância apresenta alteração em sua aparência física, mas não em sua composição. A evaporação da água é uma mudança física.
Quando a água evapora, ela passa do estado líquido para o gasoso, mas é ainda composta de moléculas de água. Todas as mudanças de estado (por exemplo, de líquido para gás ou de líquido para sólido) são mudanças físicas.
Nas mudanças químicas (também chamadas de

Relacionados