RELAT RIO Padroniza O De Solu Estitula O Cidobase

2507 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SODOESTE DA BAHIA - UESB
Departamento de Ciências Naturais - DCN

CURSO: AGRONOMIA

DISCIPLINA: ELEMENTOS DE QUÍMICA
PROFESSORA: CRISTIANE VELOSO
DATA DA EXPERIÊNCIA: 06/11/2014
TÍTULO DO EXPERIMENTO: PREPARO DE SOLUÇÕES EM MOL POR LITRO (M)
TURMA: P2

DATA DE ENTREGA: 20/11/2014

COMPONENTES DO GRUPO
NOTA
IGOR FERRAZ

Vitória da Conquista – BA
Novembro de 2014
1. OBJETIVOS
Observar uma reação ácido-base em meio aquoso; Padronização de soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, preparadas nas aulas anteriores, utilizando a solução de biftalato de potássio como padrão primário.

2. RESUMO
Neste experimento foi realizada a titulação ácido-base utilizando o método ácido forte/base forte, baseado na determinação da concentração de uma base (NaOH) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de um ácido(HCl) de concentração conhecida(0,5mol).

3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias, sendo constituída de uma solvente e um soluto. O solvente é constituído na mistura em maior quantidade. Ele dá o estado físico da solução (sólido, líquido e gasoso), no qual o soluto está dissolvido (LENZI et al, 2004, p. 180). O soluto é a substância ou as substancias, presentes em menor quantidade que o solvente, se apresentando disperso no solvente.
O fenômeno da dissolução de um sólido é o resultado da interação de forças elétricas entre as moléculas do solvente com as unidades (íon: cátions e ânions, átomos, ou moléculas) do soluto que se encontram ligadas em posições definidas na estrutura reticular do solido cristalino, ou o contrário, sólido amorfo. A dissolução obedece à lei: semelhante dissolve semelhante (LENZI et al, 2004, p. 180).
A concentração de uma solução é a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente ou a quantidade de solução. Matematicamente falando, tem-se:
Concentração (C) =
O termo quantidade pode ser expresso em massa

Relacionados