Relat rio OP4

2834 palavras 12 páginas
Operações Unitárias IV

PROJETO DE SECADOR DO TIPO TAMBOR ROTATIVO

Junho /2015
Ribeirão Preto – SP SUMÁRIO

1. OBJETIVO 2
2. RESULTADOS E DISCUSSÕES 3
REFERÊNCIAS 8
ANEXO 9

1. OBJETIVO
Projetar um secador do tipo tambor rotativo para secar uma corrente de 7200 kg/h de bagaço de cana-de-açúcar contendo 50% de umidade em base úmida. A umidade final para o bagaço deve ser de 40% em base úmida.
Além disso, deve-se apresentar o memorial de cálculo e referências das equações; apresentar as principais dimensões do equipamento,vazão de ar e temperatura de secagem, bem como a potência térmica consumida no processo; e fazer um fluxograma do processo destacando todo o balanço de massa de sólidos e de ar de secagem.

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Balanço de massa e energia Para o dimensionamento de qualquer tipo de secador deve-se fazer, inicialmente, o balanço de massa de sólidos e o balanço de massa e energia da corrente de ar de secagem. Para tanto, foi necessário estipular parâmetros iniciais, tais como a temperatura de bulbo seco e de bulbo úmido do ar atmosférico antes de entrar no pré-aquecedor, a temperatura de bulbo seco do ar antes da entrada no secador e as temperaturas de bulbo seco de entrada e saída da corrente de sólidos. De acordo com Land (2012),a temperatura de bulbo seco na saída do secador do tipo tambor rotativo pode ser determinada utilizando-se a Equação 1. (Equação 1)
Com todas as temperaturas definidas, foi possível determinar as propriedades psicrométricas do ar de secagem em todas as etapas do processo, tais como a umidade absoluta do ar, pela carta psicrométrica, o volume úmido e a entalpia por meio de equações apresentadas na apostila do curso de Operações Unitárias 4 (INNOCENTINI, 2011).
O balanço de massa da corrente de sólido permite obter a vazão mássica de água evaporada no secador e, a partir desta vazão, calcula-se as vazões mássicas e volumétricas do ar de secagem

Relacionados

  • Ooooooooooo
    42716 palavras | 171 páginas