Relat Rio MCUV

934 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INSTITUTO DE FÍSICA
DUÍLIO TOMAZ SILVA 11311FIS235
FLÁVIA MARTINS PEREIRA 11421fis201

ROTAÇÃO: MOVIMENTO CIRCULAR

Uberlândia
Janeiro - 2015
DUÍLIO TOMAZ SILVA 11311FIS235
FLÁVIA MARTINS PEREIRA 11421fis201

ROTAÇÃO: MOVIMENTO CIRCULAR

Relatório Prática Rotação: Movimento Circular realizado em grupo sob orientação do Professor Dr. João Carlos Oliveira Guerra apresentado pelos discentes Duílio Tomaz Silva e Flávia Martins Pereira ao Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, como requisito parcial para aprovação na disciplina Laboratório de Mecânica e obtenção do título de licenciado em Física.

Orientador: Prof.Dr. João Carlos Oliveira Guerra.

Uberlândia
Janeiro - 2015
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVOS 2
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3
3.1 Materiais Utilizados 3
3.2 Metodologia 3
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4
5. CONCLUSÕES 5
6. REFERÊNCIAS 6

1. INTRODUÇÃO

O movimento circular pode ser definido como aquele em que o objeto se desloca em uma trajetória circular, em torno de um eixo fixo, sendo para isso necessário a presença de uma força atuando sobre ele, de modo que ele mude sua posição, que nesse caso denominamos de força centrípeta, que é uma força sempre direcionada para o centro da circunferência.
Em nosso cotidiano observamos a presença do movimento circular em diversas situações, tais como: CD’s ou DVD’s no drive do computador, engrenagens dos relógios de ponteiros, ventiladores, rodas de carro, liquidificador entre outros.
O movimento circular pode ser classificado a partir da análise da ausência ou presença de aceleração tangencial(at), responsável por mudanças na intensidade da velocidade linear, em movimento circular uniforme (onde não há esta at) ou uniformemente variado, onde existe at. No caso em estudo haverá esta aceleração.

2. OBJETIVOS

O experimento realizado teve como objetivo a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas