Relat Rio Maxsurf

1002 palavras 5 páginas
Hidrodinâmica Aplicada II
Atividade 7 – Simulação em Maxsurf de seakeeping de embarcação
GRUPO 2: Elpídio Faleiros, Thiaggo Americano e Lucas Arrigoni
Desenvolvimento
O estudo de seakeeping pode ser definido como o comportamento dinâmico de uma embarcação no mar, resultado de uma análise realizada tendo em vista prevenir a ocorrência de eventos indesejados ou minimizá-los ao máximo.
A análise de seakeeping será feita após a modelagem de uma embarcação de casco 2.5k com um Hs do mar de 6 metros. Para isso utilizou-se o auxílio do software Maxsurf Pro.
1) RAO DE HEAVE DA EMBARCAÇÃO

Figura 1. RAO do movimento de heave da embarcação.

Partindo do valor característico unitário, o RAO de Heave, definido como movimento puramente vertical da embarcação, possui descendência até frequências da ordem de 1,5 rad/s, atingindo seu primeiro pico mínimo a aproximadamente 1,7 rad/s. um segundo pico de amplitude a 1,8 rad/s, e seguindo pelo primeiro zero detectado próximo a 2,7 rad/s.
2) RAO DE ROLL DA EMBARCAÇÃO
RAO de Roll, ou a função de transferência do movimento de inclinação do barco de bombordo a boreste, parte muito próximo do zero, apresenta uma inclinação inicial até atingir o único pico em aproximadamente 0,6 rad/s, depois possui descendência e seguindo pelo zero detectado próximo a 1,5 rad/s. Pode ser melhor visualizado na figura 2.

Figura 2. RAO do movimento rotacional de ROLL da embarcação.

3) RAO DE PITCH DA EMBARCAÇÃO

Figura 3. RAO do movimento rotacional de Pitch da embarcação.

RAO de Pitch, ou a função de transferência do movimento de inclinação do barco a frente e atrás, inicia em um valor característico unitário, atingindo seu pico máximo próximo a 0,75 rad/s, com seu primeiro ponto mínimo próximo a 2 rad/s.
4) DETERMINE A ACELAÇÃO DE UM PONTO LOCALIZADO NO CENTRO DE GRAVIDADE DO BARCO
CONSIDERANDO O NAVIO EM UM MAR DESCRITO PELO HS

A aceleração vertical em um ponto do bordo do barco depende da conjugação dos movimentos de heave, pitch e roll. Assim dando

Relacionados