RELAT RIO Mamografia Jusely

Páginas: 11 (2708 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2015









































































INTRODUÇÃO

Neste Relatório costa as atividades desenvolvidas em todo o período do Estágio.
Fomos orientadas pelo preceptor sobre o manuseio do mamógrafo, painel de controle, os protetores, sobre como abordar a paciente de forma correta.
Foi-nos mostrado todo o processo desde o acolhimento da paciente, realização do exame,tratamento da imagem e impressão.
Podemos interagir diretamente com a Paciente de forma a engrandecer ainda mais o aprendizado.
Recebemos orientações sobre a rotina do Hospital.
Vimos que além do exame de rotina, também são feitos os exames complementares.
Assim como a Manobra de Eklund, exame de rotina em pacientes com prótese de silicone.
Conseguimos visualizar em imagens de pacientes, nódulos,cistos e calcificações.
Vivenciando toda a rotina do setor de Mamografia no Hospital e Maternidade SAMEL.










2- Mamografia

Exame radiológico utilizado para a detecção e rastreamento do câncer de mama, sendo um dos métodos mais importantes para a detecção desse tipo de câncer. É o método mais utilizado para o rastreamento populacional,pelo fato de ser um exame eficaz,rápido ,com baixo custoe de fácil documentação.
É um exame muito sensível á detecção de patologias, uma vez que a maioria dos carcinomas tem, no seu interior, microcalcificações (detectáveis pelos raios X).
É válido lembrar que a mama com grande quantidade de tecido adiposo facilita a realização da mamografia. Mas mamas densas, ou seja, com grande quantidade de tecido glandular podem ocultar um carcinoma.
É muitoimportante conhecer o histórico do paciente e de seus familiares, bem como conscientizá-los da importância de trazer para o novo exame os seus exames anteriores. A anamnese consiste em perguntas referentes à: histórico de câncer na família, dor na mama, galactorréia (produção de leite nas mamas fora do período de lactação normal), nódulos palpáveis, cirurgias no local, motivo do exame, menopausa,gravidez, quimioterapia, radioterapia, tumor etc.
Essas perguntas direcionarão o técnico e o médico envolvidos com exame do paciente.


2.1 – Histórico da Mamografia

1966: as mamografias eram feitas com técnicos de radiologia convencional. A paciente ficava em decúbito lateral oblíquo, com a mama encostada no chassi. O filme era mais sensível o anodo e o filtro, diferenciados.
1967: foram instaladosos Senographe (pintura do seio em francês), aparelhos de raios x com o tubo angulado para obter o melhor foco do tecido mamário e da cavidade torácica.
Década de 1970: cientistas pretendiam provar que o método causava mais malefícios do que benefícios, por causa das altas doses de radiação.
Década de 1980: os fabricantes de mamógrafos realizaram altos investimentos e fabricaram aparelhosmotorizados com compressão da mama, excelente desing e redução da dose de radiação para a paciente, a partir de então, começou-se a utilizar a mamografia como triagem das mamas e redução do câncer de mama.
1987: iniciou-se, o projeto de biópsia de mama guiada pelo mamógrafo (com um componente acessório incluído).
1992: foi descoberto outro metal: o sódio, que poderia ser incluído em ampola, permitindomelhor penetração no tecido mamário denso.
1998: iniciou-se a mamografia digital com a utilização de um chassi com leitura óptica, melhorando a precisão em procedimentos invasivos e aumentando a chance de visualização de pequenas lesões.
1999: surgiu nos EUA à lei-padrão internacional de mamografia Mamograpy Quality Standards Act (MQSA), que regulamenta os equipamentos e sistemas de imagem paraassegurar a qualidade do exame.
200: surgiu a mamografia digital. Sem a necessidade de utilização do chassi, a imagem é obtida diretamente para o monitor utilizando sistema RD (conversão da imagem digital direta).

2.2-Composições do mamógrafo


A ampola de raios X do mamógrafo não contém tungstênio, mas outro material, geralmente o molibdênio. O molibdênio contido no anodo produzirá raios X com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio
  • RELAT RIO
  • Relat rio
  • Relat rio
  • Relat Rio
  • Relat Rio
  • Relat Rio
  • Relat Rio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!