Relat rio LQA 3

615 palavras 3 páginas
Universidade de Brasília – UnB
Laboratório de Química Analítica – Turma A
Professor: Jez William Batista Braga
Experimento 3 – Realizado em 11 de setembro de 2013.
Aluna: Nayanne David Bezerra Matrícula: 12/0039273

IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS POR REAÇÕES DE PRECIPITAÇÃO – PARTE 2

INTRODUÇÃO: A marcha analítica é um processo qualitativo que tem como objetivo a identificação e separação de íons. Para se obter uma análise coerente e confiável, é necessário seguir uma série de passos, observando com cuidados os resultados obtidos. Um dos objetivos desse experimento é criar um esquema que resuma toda a marcha analítica, separando por etapas os testes de cátions. De forma que a identificação das reações envolvidas seja facilitada. A possibilidade de se trabalhar com grupos de reagentes precipitantes diferentes é demonstrada neste experimento. Uma vez que os cátions tendem a reagir com ânions distintos, é possível trabalhar com variados grupos simultaneamente. Apesar do foco no método utilizado e nas reações que ocorrem, a meta de toda marcha analítica será sempre a identificação das substâncias. Isso é possível através de reações de precipitação, que estão fortemente ligadas ao produto de solubilidade.
MATERIAIS E MÉTODOS: No item 1.a) do roteiro as instruções foram alteradas, não sendo preciso guardar o primeiro sobrenadante obtido. A identificação dos cátions do Grupo IV e V foram feitas através de soluções diferentes.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
Resultados observados na identificação de cátions do Grupo V:

1. HCl foi adicionado à amostra desconhecida, e o precipitado foi formado.
2. Após separação e lavagem do precipitado foi realizado o teste de chumbo.
3. A presença de chumbo foi confirmada após a adição de NH4OH (que causou alta turbidez) e K2CrO4 ao sobrenadante da fase anterior, com a formação de um precipitado amarelo.
4. Com o primeiro precipitado formado, foi feito o teste do Mercúrio. O qual foi confirmado com o aparecimento de um

Relacionados

  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas