Relat rio Lip deos pronto

828 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO

Lipídios são substancias orgânicas, de origem animal ou vegetal, resultadas da junção de ácidos graxos e glicerol. São insolúveis em água, por serem uma substância apolar e a água apolar, não havendo afinidade entre eles.
Apesar de não ter uma boa fama, os lipídios são necessários para um bom funcionamento do nosso organismo, pois estão presentes na formação das capas lipídicas das membranas, são fonte de energia, são veículos importantes de nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e ácidos graxos essenciais, entre outras funções...
A camada adiposa que se acumula no nosso organismo funciona como uma reserva energética. Quando ficamos em jejum prolongado, o metabolismo passa a queimar esta gordura para que os órgãos continuem funcionando. Esta camada de tecido adiposo concentrada sob a pele também serve como proteção contra frios e choques.
A gordura dietética é essencial para a digestão, absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis e fitoquímicos, tais como, os carotenoides e licopenos. A gordura dietética reduz as secreções gástricas, torna mais lento o esvaziamento gástrico e estimula o suco biliar e pancreático, facilitando, dessa forma, o processo digestivo. (KRAUSE, 2012)
As gorduras animais (banha, manteiga, sebo comestível) possui o número de saturações maior do que o de insaturações, conferindo-lhes maior ponto de fusão, sendo sólidos à temperatura ambiente. Já os óleos por possuírem um número maior de insaturações, expressam um menor ponto de fusão, se encontrando líquidos à temperatura ambiente.
No ácido graxo insaturado (AGS), todos os locais de carbono não ligados a outro carbono são ligados ao hidrogênio, sendo, portanto, saturados. Não há ligações duplas entre os carbonos. Os ácidos graxos monoinsaturados (AGMI) contém apenas uma ligação dupla e ácido graxos poli-insaturados (AGPI) contém duas ou mais ligações duplas. (KRAUSE,2012)

2 OBJETIVO GERAL

O objetivo da prática foi à extração da fração lipídica de uma

Relacionados

  • Patologia atividade de autodesenvolvimento aula 3
    2401 palavras | 10 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas