Relat Rio LAB2 01 PenduloSimples

853 palavras 4 páginas
Título: Pendulo Simples
Nome do(s) aluno(s): Rafael Fernando Cirolini

RESUMO SOBRE O TEMA DA AULA PRÁTICA:

Utilizaremos um pendulo simples para verificar como se dá o período de oscilação variando o comprimento do pendulo, a massa e a amplitude do período de oscilação.

OBJETIVO:

Iremos aplicar as leis de Newton ao pendulo simples. Verificar a independência do período do pendulo para com a amplitude e a massa. Assim como verificar a dependência do comprimento do pendulo para o período. E determinar a aceleração da gravidade através do pendulo.

INTRODUÇÃO:

Para melhor entender o funcionamento do pendulo simples devemos introduzir o conceito de MHS, Movimento Harmônico Simples. Um pendulo simples consiste de um fio de comprimento “L” preso a um corpo de massa “m”. Quando o peso é largado de um ângulo θ0 com a vertical, com um período “T”. As forças sobre o corpo pendurado são seu peso e a tensão do fio . Se considerarmos um ângulo θ com a vertical teremos e se considerarmos um ângulo θ com a horizontal teremos e para ângulos θ pequenos utilizamos sem θ ~ θ. Assim podemos calcular a força pela relação além disso se s for o deslocamento da massa m ao longo do arco de circunferência, a equação do movimento pode ser reescrita como ou ainda a solução dessa equação diferencial é e o período e a frequência angular ou .

MATERIAIS UTILIZADOS E DESCRIÇÃOO DE COMO FOI FEITA A AULA (PARTE EXPERIMENTAL)

Foi utilizado um pendulo simples em um suporte com um barbante segurando um corpo. Foi medida uma distância para a amplitude de oscilação do pendulo que forma um ângulo θ com o suporte. Com um cronometro digital foi marcado o tempo que o pendulo leva para fazer 10 oscilações completas e com essa medida foi realizada a média do tempo de uma oscilação completa.
O experimento foi divido em 4 partes. Primeiro foi utilizado L = 0,71m e foi variado a amplitude s da oscilação do pendulo, utilizando das amplitudes de 10cm, 15cm e 20cm.

Relacionados