Relat Rio Kaisson 28

922 palavras 4 páginas
Matheus Ávila Mota
Matheus Pedro Felicio dos Santos
Lorrany Gomes de Souza

AULA PRÁTICA DE LABORATÓRIO
Circuito Capacitivo

RESUMO: Este relatório apresenta os principais resultados obtidos nos experimentos relativos aos circuitos indutivos e capacitivos.
Abrangeremos como foi realizada cada averiguação do circuito com os respectivos instrumentos de medição.

OBJETIVOS: Montar os circuitos indutivo e Capacitivo, calculando a resistência e indutância dos respectivos e medindo os valores dos mesmos, para finalidade da compreensão teórica e prática.

1. INTRODUÇÃO

1.1. PROCEDIMENTOS PPRATICOS

Lista de Materiais:
01 Wattímetro digital Portátil – Politerm POL-64 WATT METER N.P.: 017706;
N Cabos banana-banana;
02 Cargas resistivas de 750Ω/200W.
01 Multimetto Digital Portátil - Politerm VC 9808J
01 Bancada de eletricidade didatico

Medições - Circuito Indutivo Potência monofásica: A potência ativa para uma ligação monofásica pode ser calculada pela eq. 01. P= V x I x cosᶲ, assim foi efetuada a seguinte montagem:

Figura 1. Esquema do circuito com o Wattímetro digital.
Com isso, foi executado o esquema da Figura 1, onde os terminais POWER SOURCE (WATT e 10A) do Wattímetro, (foram conectados nas fases R e S, e os terminais LOAD (COM e V) interligados no circuito. O circuito foi montado de forma a ter duas resistências (R) em paralelo, com 750Ω cada, onde foram ligados em série com um Indutor (L), e a ligação do indutor foi conectada no terminal COM do Wattímetro, fechando assim o circuito.

Figura 2. Montagem do circuito
Segue abaixo os valores medidos:
Potencia
179 W
Amperagem
0, 63 A
Voltagem
371 V

Feita a montagem, os cálculos do circuito da figura 2, para determinar o cos Ф, Z e L (segue cálculo abaixo) foram realizadas.

Figura 3. Cálculos (L)
Para finalidade de análise dos valores calculados, foram feitas as medições para que com base nos cálculos feitos fosse possível avaliar e comparar ambos os valores.
Utilizando os dois bornes

Relacionados