Relat Rio Import Ncia Das Vias De Adm De F Rmacos 2014

2219 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS-FACIME
COORDENAÇÃO DE MEDICINA
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
PROFESSOR: FABRÍCIO DO AMARAL & JOUBERT AIRES DE SOUSA
IMPORTÂNCIA DA VIA DE ADMINISTRAÇÃO NA ABSORÇÃO DE MEDICAMENTOS EM Rattus norvegicus
CARLOS ALBERTO ROSADO DA SILVA FILHO (1049967)
FABRÍCIO BROCARDO FACHINI (1048030)
ISADORA MARIA SILVA SANTOS (1049963)
JERRISON DA SILVA DE MORAES (1049966)
KAROLINE FONTINELE DOS REIS (1048043)
LETÍCIA CARVALHO NASCIMENTO (1048061)
RAÍZA FARNOCHIA ACAQUI (1048048)
RAYSSA FERNANDES DE SOUZA COELHO (1048049)

TERESINA-PI/OUTUBRO/2014
INTRODUÇÃO
“Absorção é a transferência do fármaco do seu local de administração para o compartimento central e a amplitude com que isto ocorre” (GOODMAN, 2012, p. 20).
A biodisponibilidade, que consiste na quantidade de fármaco que atinge o seu local de ação, sofre alteração de vários fatores, entre eles destaca-se o mecanismo de primeira passagem, onde o fármaco sofrerá metabolização pelas enzimas hepáticas, consequentemente a quantidade do fármaco que chega ao seu local de ação é diminuída.
A biodisponibilidade pode ser influenciada ainda pelo local anatômico a partir do qual ocorre a absorção, outros fatores anatômicos, fisiológicos e patológicos podem, e a escolha da via de administração do fármaco deve basear-se no conhecimento dessas condições (GOODMAN, 2012).
O objetivo da prática foi mostrar a importância da via de administração na absorção de um medicamento, evidenciando as vias que resultam em absorção mais rápida, logo, terá um efeito mais rápido. A prática foi feita com um anestésico geral, em Rattus norvegicus, onde foram analisadas as seguintes variações de parâmetros (comportamento, frequência respiratória e reflexo palpebral) antes e após a administração do fármaco pelas diferentes vias de administração (intravenosa, oral, intraperitoneal).

MATERIAIS E MÉTODOS
A prática sobre as vias de administração foi realizada no laboratório de

Relacionados