RELAT RIO IHGSE

1105 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos

ALUNO: WILSON SOUZA NASCIMENTO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA AO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE

São Cristóvão
2014.2
1- Apresentação

Este relatório pretende mostrar as impressões gerais que tive em relação ao IHGS (instituto histórico e geográfico de Sergipe), no que se refere à sua estrutura física e localização, como também a sua importância como lugar no patrimônio histórico e cultural de Sergipe. Já na entrada, com a galeria dos presidentes onde constam homenagens a estes que assumiram o compromisso com a chamada ‘’Casa de Sergipe’’, logo pude perceber que àquela visita seria algo agradável, pois eu aprecio arte e naquele momento estava diante de belas obras, que, diga-se de passagem, me encantaram.
No Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, localizado no centro de Aracaju, fundado em 06/08/1912, podemos encontra além do mais, um acervo bastante diversificado, todos voltados para a preservação, estudo e divulgação da cultura sergipana, distribuído em quatro sessões: biblioteca, arquivo, pinacoteca e museu. Nesses locais são encontrados livros, periódicos, jornais, documentos manuscritos, fotografias, móveis e objetos com significado histórico e mais de uma centena de quadros representativos das artes no Brasil e em Sergipe. Além de possuir em sua parte superior um auditório, ambiente destinado à realização de cerimônias, e a sala de reserva técnica onde se realiza a restauração de quadros e monumentos.

2- Objetivo

Com o objetivo de conhecer essa instituição de pesquisa em seus aspectos estruturais externos e internos e os seus acervos direcionados ao público em geral, na finalidade de redigir este pequeno relatório de atividade da disciplina de História e patrimônio cultural, ministrada pelo Professor Dr. Claudefranklin Monteiro Santos, que também é membro

Relacionados