RELAT RIO Hortali As E Fator De Corre O

1598 palavras 7 páginas
RELATÓRIO

HORTALIÇAS E FATOR DE CORREÇÃO

1. Introdução
Os vegetais foram os primeiros alimentos do homem. A palavra vegetal originou-se do verbo em latim vegere, que significa revigorar. As hortaliças compreendem as partes comestíveis das plantas: raízes tuberosas, tubérculos, caules, folhas, flores, frutos e sementes. Popularmente são conhecidas como verduras e legumes e têm papel importante na mesa do brasileiro por serem fontes de fibras, vitaminas e minerais (Araújo et al., 2007).

Há uma diversidade de conceitos acerca da nomenclatura das partes comestíveis, definição de hortaliça, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) (Brasil, 2008a): "Hortaliça é a planta herbácea da qual uma ou mais partes são utilizadas como alimento na sua forma natural". Assim, o termo hortaliça designa de forma genérica as plantas herbáceas empregadas na alimentação humana. (Sonia Tucunduva Philippi, 2ª edição, 2010): “Hortaliça é a denominação genérica para legumes e verduras. Verduras e legumes são plantas ou parte de plantas que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos, e raízes.
De acordo com a parte comestível da planta, as verduras e os legumes podem ser classificados em:
Folhas: acelga, agrião, aipo, alface, couve, repolho e etc.
Sementes: ervilha, milho verde, vagem.
Raízes e tubérculos: beterraba, cenoura, mandioca, mandioquinha, rabanete, inhame, batata-doce.
Bulbos: alho, cebola, alho-poró.
Flores: alcachofra, brócolos, couve-flor.
Frutos: abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, jiló etc.
Caules: acelga, aipo, aspargo, palmito.”

Segundo Vilela et al. (2003a) no Brasil, as perdas começam na colheita continuando no transporte, na comercialização, prosseguindo até os consumidores intermediários e finais. Dessa forma, o desperdício parece fazer parte da cultura brasileira e, portanto, difícil de ser alterado, podendo afetar a produção do País e resultar em perdas significativas. Apenas o desperdício de

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas