RELAT RIO HIDROMETRIA E PERDA DE CARGA

1501 palavras 7 páginas
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

HIDRÁULICA

HIDROMETRIA E PERDA DE CARGA

GABRIEL RAMALHO GOMES DE LIMA
ISABELLA FONTES BEAGE LOPES
JOÃO PEDRO RODRIGUES DE MELLO BARBOSA
VICTOR GUEDES RESENDE VALIM
5º PERÍODO – MATUTINO

PROFESSOR: AGNALDO ANTONIO MOREIRA TEODORO DA SILVA

2015/1
1. OBJETIVO
Determinar a vazão volumétrica e medir as perdas de cargas continua e localizada nos componentes das tubulações.

2. RESUMO
Nas tubulações de recalque as perdas de carga são de suma importância uma vez que têm influência direta no dimensionamento hidráulico. Em função disso, no experimento calculou-se a área do reservatório e, após ligar o registro, a vazão. Com o auxílio do paquímetro, mediu-se o diâmetro dos tubos de PVC e cobre. Logo após verificou-se a pressão nos tubos e também na entrada e saída do joelho 90º e do registro. No final, com os dados obtidos, foi possível calcular as perdas de carga e o atrito.

3. INTRODUÇÃO
Fluidos são substâncias ou corpos cujas moléculas ou partículas têm a propriedade de se mover, umas em relação às outras, sob a ação de forças de mínimas grandezas. A hidrodinâmica é o estudo dos líquidos e gases em movimento, que são as subdivisões dos fluidos. Os líquidos são pouco compressíveis e resistem pouco a trações e muito pouco a esforços cortantes, enquanto os gases são altamente compressíveis e de pequena densidade.
Em alguns problemas particulares, pode-se considerar um fluido sem viscosidade e incompressível, essas duas condições servem para definir o que se chama fluido ideal. O fluido ideal não existe na prática, este é uma abstração teórica para execução de cálculos.
Os fluidos reais são caracterizados pelo “Princípio da Aderência de Newton” notado no experimento com duas placas. O cientista observou que após um intervalo de tempo elementar (dt) a velocidade da placa superior era constante, isto implica que a resultante na mesma é zero, portanto isto significa que o fluido em contato com a placa superior

Relacionados

  • Medidas e avalçiação
    31407 palavras | 126 páginas