Relat rio Gerador de Van de Graaff

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Relatório Gerador de Van de Graaff







Engenharia Mecânica
Física III













Eduardo Ramos, Gabriel Oliveira, Lucas Lima e Luís Eduardo Silva Andrade
Unisal – Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Professor - Otacílio Leandro de Menezes Neto





3° Semestre
Lorena – 2015
Relatório Gerador de Van de Graaff







Engenharia Mecânica
Física III




Relatório a ser entregue aoprofessor Otacílio Leandro de Menezes Neto como pré-requisito de avaliação.








Eduardo Ramos, Gabriel Oliveira, Lucas Lima e Luís Eduardo Silva Andrade
Unisal – Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Professor - Otacílio Leandro de Menezes Neto




3° Semestre
Lorena – 2015
Robert Jemison Van de Graaff
Nasceu em Tuscaloosa cidade do Alabama EUA em 20 de dezembro de 1901 e faleceu emBoston no dia 16 de janeiro de 1967. Foi um Físico e criador de instrumentos da Universidade de Princeton.

Gerador de Van de Graaff
Este equipamento foi desenvolvido pelo Engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff, que motivado por uma conferência que assistira de Marie Curie, passou a se dedicar a pesquisas no campo da Física Atômica. Uma das consequências destes estudos é aconstrução do gerador que leva seu nome, o qual teve aplicação direta em várias áreas do conhecimento como na medicina e na indústria.
Nas escolas, este aparelho é destinado ao estudo experimental da eletrostática. Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esferametálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.















Objetivos:
Demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétricogerado pela produção de uma tensão com um gerador excitando eletrodos de forma diferente, interpretando o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos com formatos de diferente configuração e interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferente.

Fundamentos Teórico:
Potencial elétrico – é a propriedade com que um corpoenergizado tem de conseguir realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico interessa-nos a capacidade de realizar trablaho, associada ao campo em si, independentemente do valor de carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico. Para obter o potencial elétrico de um ponto, coloca-senele uma carga de prova “q” e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial e proporcional ao valor de “q”, portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga é constante. Esse quociente chama-se potencial elétrico do ponto.
Campo elétrico – um campo elétrico é o campo de força provocada por cargas elétricas (elétrons, prótons ou ions) ou por um sistema decargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica. A fórmula do campo elétrico é dada pela relação entre força elétrica F e a carga de prova “q”

O conceito de campo elétrico pode ser obtido a partir da Lei de Coulomb:





Também é possível calcular o campo elétrico a partir da diferença de potencial:



A expressão acima diz que o campo elétrico tem sentido da direçãode maior potencial para menor potencial



A figura abaixo representa a expressão acima para uma carga positiva e uma carga negativa.









Algumas características do Campo Elétrico são:
1. Tem natureza vetorial.

2. Tem em um dado ponto do espaço, direção da linha que une a carga ao ponto, e sentido divergente (para cargas positivas) e convergente (para cargas negativas).

3. Tem módulo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAT RIO GERADOR DE VAN DE GRAAFF
  • Gerador van graaff
  • Gerador van der graaff
  • Relatório do Gerador de Van de Graaff
  • Gerador de van de graaff
  • Gerador de van de graaff
  • Gerador de van de graaff
  • Gerador de Van de Graaff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!