Relat rio FQ Adsor o

1116 palavras 5 páginas
1 - Quais os fatores que podem influenciar na adsorção?
Os fatores que podem influenciar na adsorção são: Área de contato com a solução de adsorvente; As condições operacionais;
Temperatura;
pH;
Pressão;
Presença de impurezas.

2- Discuta algumas aplicações gerais de adsorção.

Algumas das aplicações gerais de adsorção são os processos de purificação e separação; a remoção de gases indesejáveis de uma mistura gasosa pela máscara de contra gases; adsorção de gases na superfície de um sólido encontrada na ação lubrificante da grafita; remoção de cheiros em refrigeradores; na análise cromatográfica, utiliza-se o processo de adsorção seletiva; muitos matérias coloridos, encontrados em soluções de vinagre, açúcar, óleo de algodão são removidos pelo carvão e muitas drogas são adsorvidas seletivamente e, assim, a sua atividade no organismo se deve, provavelmente, à adsorção que sofrem nos diversos tecidos.

3- Diferencie: adsorção física e adsorção química.

Na adsorção física as moléculas mantêm-se fixas por forças de Van der Waals, e encontram-se fracamente ligadas à superfície e os calores de adsorção são baixos. Já na adsorção química as moléculas adsorvidas reagem quimicamente com a superfície, e o calor de adsorção é bem maior que o envolvido na adsorção física.

4- O que significa cada termo da equação que representa a isoterma de Freundlich?

x / m = K Pb Onde: x é o número de gramas de adsorvato fixado por m gramas de adsorvente, quando a pressão do gás é P. Os parâmetros K e b são constantes empíricas.

5- Defina adsorvente e adsorvato, exemplificando

Adsorvente é a substância em cuja superfície ocorre a adsorção, já o adsorvato é a substância que em cuja superfície é absorvida. Os melhores adsorventes sólidos são substâncias de elevada porosidade, como platina finamente dividida, carvão de madeira, sílica gel, que têm uma grande área superficial sobre a qual pode ocorrer a adsorção. Pode haver adsorção sobre superfícies lisas, como a da platina polida

Relacionados