Relat rio Fisqui 1 Solu es e Equil brio

1239 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – CAMPI DUQUE DE CAXIAS
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA I
PROFº: RAFAEL BERNINI

SOLUÇÕES E EQUILÍBRIO QUÍMICO

TURMA: QUÍMICA 231 GABRIELE SCHULIER
SARAH OLIVEIRA

JUNHO, 2015

INTRODUÇÃO

Na natureza, é muito incomum que as substâncias se encontrem de forma pura, geralmente elas se apresentam na forma de misturas. Caso essas misturas sejam homogêneas, ou seja, onde é impossível distinguir seus componentes individualmente, elas recebem o nome de solução. Uma solução é sempre formada pelo soluto e pelo solvente, onde o solvente é a substância que irá dissolver é o soluto é a substância que será dissolvida. As soluções podem ser formadas por qualquer combinação envolvendo os três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso e podem ser concentradas ou diluídas, onde as concentradas possuem grande quantidade de soluto em relação ao solvente e as diluídas possuem o oposto. A água é chamada de solvente universal. Isso porque ela dissolve muitas substâncias e está presente em muitas soluções.
As soluções podem ser classificadas de acordo com diferentes propriedades, entre elas, sua saturação. Soluções saturadas são aquelas formadas pelo máximo de soluto permitido, em relação ao coeficiente de solubilidade. Dentre a subdivisão de acordo com a saturação da solução, há as soluções supersaturadas, que acontecem quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.
Diretamente ligado ao conceito de solução temos o deslocamento do equilíbrio químico, que significa alterar a velocidade da reação direta ou da reação inversa,

Relacionados