RELAT RIO FINALIZADO FUNDAMENTOS FILOS FICOS DA EDUCA O

2200 palavras 9 páginas
ANHANGUERA – UNIDERP
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA
ATPS
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

A Filosofia como ciência.

A estátua O Pensador de autoria do escultor francês Auguste Rodin (1840-1917), se tornou uma das mais famosas que conhecemos e se transformou em um verdadeiro ícone popular da imagem de um filósofo, além de ter renovado a arte no século XIX. O Pensador, que representa a figura humana carregada de sincera preocupação e profunda reflexão sobre o seu destino. Nu e solitário, de olhos fechados, sentado com o queixo apoiado no punho direito e o braço esquerdo descaído sobre o colo, o pensador é tomado como símbolo da atitude reflexiva que particulariza a filosofia.

Podemos afirmar que a Filosofia é uma ciência de extrema importância para o indivíduo, dando a ele um respaldo na vida em comunidade, pois o ser humano que pensa e reflete sobre todas as coisas, com certeza contribui muito mais em todos os níveis sociais. E na educação não é diferente, a Filosofia também tem um papel muito importante, pois ela nos faz questionar sobre o melhor método, didática ou forma de ensino, bem como, quais conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, quais os recursos que se pode utilizar para se chegar à finalidade do ensino filosófico, levando o aluno a aprender a filosofar, a pensar por si mesmo, porém como tornar o ensino da Filosofia um estudo atrativo aos jovens para esta disciplina?

A Filosofia ficou ausente muito tempo na grade curricular das escolas de nível fundamental e médio no nosso país, prejudicando em muito nossos estudantes. Além disto, como a chegada da Internet e os novos meios de comunicação, desestimulou o processo de filosofar. Isso não quer dizer que não seja possível encontrar material filosófico na Internet, mas é claro que o que chama mais a atenção dos jovens e adolescentes é o entretenimento, o bate-papo, os jogos, etc. Isto afeta todas as áreas de conhecimento, tornando o ensino nas escolas desinteressante e levando o aluno a

Relacionados

  • Capacita ̧ ̃o em inform ́tica
    25607 palavras | 103 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas