RELAT RIO FINAL MIQU AS JAMESSE GOUVEIA

5890 palavras 24 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

RELATÓRIO FINAL
(2013– 2014)

INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO DE TANASE POR MICROORGANISMOS
ISOLADOS DA AZEITONA-DO-NORDESTE (Syzygium cumini (L.) Skeels)
IDENTIFICAÇÃO DE FATORES SIGNIFICATIVOS E
OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE TANASE POR FUNGOS ISOLADOS DA
AZEITONA-DO-NORDESTE (Syzygium cumini (L.) Skeels)

Relatório final apresentado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação como parte dos requisitos do Programa de Iniciação Científica do IFPE, sob orientação do Prof. Dra. Tatiely Gomes Bernardes.

Miquéas Jamesse Gouveia
BARREIROS
2014
1. INTRODUÇÃO
As enzimas têm sido um dos principais alvos das pesquisas biotecnológicas, pois estão presentes em todos os sistemas biológicos, são produzidos por todos os organismos vivos e atuam no aumento da velocidade das reações químicas de forma versátil e equivalente para cada tipo de reação orgânica, além disso, por possuir um potencial de aplicação na substituição de processos químicos convencionais (DALLA-VECCHIA et al., 2004). Enzimas como: proteases, lipases, pectinases, amilases e a tanase são tipos de enzimas que tem uma forte aplicação na indústria alimentícia. (BON et al., 2008).
Tanino acil hidrolase (E.C. 3.1.1.20), conhecida como tanase, é uma enzima extracelular, induzível, produzida na presença de ácido tânico por bactérias, fungos e leveduras (AGUILAR et al., 1999). Essa enzima hidrolisa os ésteres e ligações laterais de taninos hidrolisáveis (BANERJEE et al., 2001). O ácido tânico é um típico tanino hidrolisável, que pode ser hidrolisado pela tanase em ácido gálico e glicose (HELBIG, 2000). Essa enzima é amplamente utilizada na indústria de alimentos, sucos, cervejarias, farmacêutica e química. Ela é principalmente aplicada para produção de ácido gálico, chás instantâneos, na estabilização da cor do vinho, refrigerantes a base de

Relacionados