Relat rio filme O nome da rosa KAIQUE

315 palavras 2 páginas
Relatório do filme O Nome da Rosa
O filme trata de uma história ocorrida em 1327 - século XIV - em um mosteiro beneditino no norte da Itália, onde misteriosos assassinatos começam a acontecer e os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos. O monge franciscano Willian de Baskervile foi designado a investigar esses acontecimentos e seu noviço Adson Von Melk o ajuda nessa missão. Procurando alguma resposta para isso, eles deixam de lado a posição da igreja, que acreditava que era obra do demônio (senso comum) e investigam o caso racionalmente e filosoficamente com as pistas que encontram (conhecimento cientifico).
Os fatos levam a crer que os mortos liam um livro que era proibido pela igreja por obterem conhecimentos e cujo as paginas estavam envenenadas, fazendo com que seus leitores morressem antes de informar o que havia nele.
Antes que Willian terminasse as investigações, Bernardo Gui chegou ao mosteiro para defender a posição da igreja e para torturar qualquer suspeito que esteja por trás dos assassinatos em nome do diabo.
A influencia da igreja nesse período sobre o senso comum era muito forte, pelo fato de que ela praticamente dominava a sociedade, então as pessoas eram meio que "obrigadas" a acreditar nas mesmas coisas que a igreja acreditava (o divino e o sobrenatural) e a razão, o conhecimento cientifico, a filosofia eram deixados de lados (homem e a natureza).
No filme aparecem nítidas as disputas entre o racionalismo, a religião e o desejo da igreja em manter o poder absoluto, controlando a liberdade das pessoas, aquele que questionasse os segmentos da igreja era sufocado e torturado até a morte pela Inquisição. Uma crítica à igreja católica que por meio de sua fé acabavam cometendo assassinatos. Na atualidade podemos comparar de forma mais flexível que as empresas têm seus superiores e com isso cada qual exercer sua função, não ultrapassando o espaço do próximo.

Relacionados