Relat rio FEX 3001 Experimento 12

1241 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

EXPERIÊNCIA 12 – CIRCUITO RLC EM CORRENTE ALTERNADA
Relatório de FEX3001

Rodolfo Vanassi Bernardi
Vinicius Grando Sirtoli
Vinicius Pelizzer Casara

Prof. Dr. Marcio R. Loos
Física Experimental III

Joinville
Junho, 2013

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO
O circuito RLC estudado é composto por uma malha com resistência, capacitor e indutor. Para a analise do circuito introduzimos uma fonte de tensão alternada, com uma equação descrevendo uma cossenóide. Falando um pouco sobre corrente alternada, ela é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrario da corrente contínua que permanece constante ao longo do tempo, sua forma de onde é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente, está corrente acontece com uma frequência constante ao longo tempo.
Para descrevermos o circuito, aplicamos a lei das malhas e dos nós e encontramos um sistema de equações diferenciais não homogêneas que, em sua maioria, não são simples resolvê-las.
Todo circuito por mais linear que seja sempre possuem fenômenos indutivos e capacitivos inertes. Quando dissemos que o circuito está mais indutivo, afirmamos que a corrente está atrasada com relação a tensão, já quando dissemos que o circuito é capacitivo, afirmamos que o a corrente está adiantada com relação a tensão.
O objetivo geral é familiarizarmos com um circuito elétrico ressonante, o qual apresenta um máximo de corrente elétrica numa dada frequência de operação. Já os objetivos específicos determinar a frequência de ressonância do circuito RLC em corrente alternada e verificar quantitativamente o comportamento fasorial do circuito RLC em corrente alternada.
2. MÉTODOS EXPERIMENTAIS
1) Os materiais/dispositivos usados para a realização do experimento: Gerador de áudio, dois multímetros digitais, osciloscópio, resistência elétrica com R = 68 Ω, indutor com L = 1,3 mH, capacitor com C = 4,7 nF, fios

Relacionados