Relat rio EXP II Titula o 2

3003 palavras 13 páginas
Universidade de São Paulo - USP
Escola de Engenharia de Lorena - EEL

Química Experimental II
Determinação da acidez total em vinagre comercial através da titrimetria

Prof.: Mateus Gomes
Alunos: Fernanda Cardoso de Almeida
Lucas Ligabo
Rafaela da Silva Flávio

Lorena, 21 de outubro de 2011

1. Assunto
Determinação da acidez total em vinagre comercial através da titrimetria.

2. Objetivo
Determinar a acidez total, expressa em ácido acético, a partir de uma reação química conhecida, em um procedimento de titulação.

3. Introdução
3.1. Titulação
Titulação é uma técnica utilizada na química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
Na titulação alguns reagentes são adotados, em concentrações definidas, como soluções de referência. Essas soluções são conhecidas como padrões primários e secundários.
Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição em um volume definido de solvente. O padrão primário deve ser de fácil purificação, dessecação e preservação em estado puro, estável ao ar e a umidade, ser facilmente solúvel no solvente, total de 0,01 – 0,02% de impurezas, elevada massa molecular e sua reação com a solução problema ser estequiométrica e praticamente instantânea.
Um padrão secundário é o composto que pode ser usado nas padronizações, cujo teor real da substância foi determinado pela titulação com o padrão primário.
Os principais padrões primários são:
Reações de neutralização: carbonato de sódio, tetraborato de sódio, biftalato de

Relacionados

  • Manual para elaboraçã de testes
    26859 palavras | 108 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas
  • DJ239 2013 ASSINADO
    560858 palavras | 2244 páginas