Relat rio ETA Itacolomi

1420 palavras 6 páginas
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ESCOLA DE MINAS DE OURO PRETO/UFOP

VISITA TÉCNICA À ETA ITACOLOMI rELATÓRIO FERNANDA PINHEIRO TAVARES
MATRÍCULA 11.2.1192

OURO PRETO
MAIO - 2015

1. INTRODUÇÃO
O Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável, atendendo à Portaria 2914 do Ministério da Saúde. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
No município de Ouro Preto, o tratamento de água é realizado pela prefeitura através do SAMAE. O SEMAE – OP é uma autarquia municipal, criada em 2005, responsável pelo fornecimento, manutenção e execução dos serviços de água e esgoto do município.

2. DADOS DA ETA
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Itacolomi é uma das 6 estações de tratamento que compõem o SEMAE-OP (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto) além de pequenas captações.
Destas 6 estações citadas, 2 são de decantadores de fluxo horizontal e 4 de fluxo vertical. 3 são construídas em concreto e as outras 3 feitas de fibra. A ETA Itacolomi é uma estação de concreto armado e fluxo horizontal.
A ETA Itacolomi foi projetada para uma vazão média de 60 L/s por segundo. Porém, atualmente opera a uma vazão média de 90L/s, tendo outorga para operar aos 90 L/s.
No total seis funcionários atuam exclusivamente na ETA, entre engenheiros e técnicos.

3. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS/PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA
A seguir serão descritas as etapas e procedimentos de tratamento de água executados na ETA Itacolomi na ordem em que acontecem não necessariamente seguindo a ordem em que foram observados durante a visita técnica.

CAPTAÇÃO
A captação de água da ETA Itacolomi (Figura 1) é composta por:
Barragem para manutenção do nível ou para regularização da vazão;
Órgão de tomada d’água com dispositivos para impedir a entrada de materiais

Relacionados